Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem entre São Paulo e Campinas terá “Sondagem de Mercado”

02.09.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 01/09/2021

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Estadual de Parcerias, informou por meio do Diário Oficial, um Aviso Público de Sondagem de Mercado sobre o projeto do Trem InterCidades – Eixo Norte, serviço que vai ligar São Paulo e Campinas. Os participantes poderão conhecer as estruturas objetos da concessão, como o abrigo e estação da Lapa e uma viagem de trem até Jundiaí.

Equipes do Estado devem ainda receber interessados para esclarecimentos de dúvidas técnicas, financeiras e jurídicas sobre a concessão. Os encontros devem ocorrer entre os dias 14 e 17 de setembro de 2021.

Na semana passada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM lançou a consulta pública do projeto do Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7 e a extensão do trem metropolitanos até Campinas. Para o serviço expresso, serão comprados 15 trens elétricos pela nova concessionária, que poderão rodar até 140 km/h. Poderão ser ou trens de 12 carros ou de dois andares.

A concessão será internacional, e o prazo de atuação da empresa será de 30 anos. A publicação do edital deve ocorrerá em dezembro e o leilão está marcado para abril de 2022. Trata-se de uma concessão patrocinada, e portanto, após o período de vigência, os ativos devem voltar ao poder público. O valor total de investimentos é de R$ 8,57 bilhões.