Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem entre SP e Campinas é tema de reunião de transição

21.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 18/11/2022

 

O projeto do Trem Intercidades – TIC entre São Paulo e Campinas foi tema de reunião de transição do governo paulista. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o governador eleito Tarcísio de Freitas tomaram um café e fizeram a primeira reunião da transição de governo. Participaram da reunião os coordenadores da transição, Guilherme Afif Domingos (PSD), que representa Tarcísio, e o secretário Marcos Penido, pela parte de Rodrigo.

Foram abordados temas como o Orçamento de 2023 para áreas estratégicas, O TIC, e as reformas administrativa e da previdência feitas pela gestão João Doria e Rodrigo.

Existia a expectativa de que a licitação do serviço ferroviário de passageiros fosse lançada ainda em 2022. Mas durante a campanha eleitoral, o atual governador chegou a afirmar que o leilão ocorreria apenas em 2023.

No começo do mês, o governo de São Paulo assinou um convênio de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura, o que viabiliza a licitação do Eixo-norte do TIC.

A administração estadual ainda deve encaminhar as diretrizes do projetos para órgãos federais, como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

A nova concessão deve prever a operação conjunta da Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano entre Francisco Morato a Campinas, além do serviço Expresso Barra Funda-Jundiaí-Campinas.

O novo operador deve ter sete anos para implantar os serviços.