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Trem regional até Sorocaba pode fazer parte da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM

17.01.2020 | | Notícias do Mercado

Afirmação foi feita pelo secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy em rede social

 

Trem da Série 8000 da Linha 8: serviço regional até Sorocaba pode fazer parte da concessão do ramal (GESP)

O trem regional que o governo do estado estuda levar até Sorocaba poderá fazer parte da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. A afirmação partiu do secretário dos Transportes Metropolitanos em resposta a um usuário nas redes sociais. Alexandre Baldy admitiu a possibilidade ao dizer que “temos estudos sendo feitos, com previsão de levar o trem de passageiros da Linha 8 até Sorocaba na Concessão que será colocada aos investidos privados“.

Embora pouco clara, a hipótese parece fazer sentido. Boa parte do trajeto entre São Paulo e Sorocaba compreende justamente os trilhos usados hoje pela Linha 8-Diamante e incluir o serviço regional no pacote pode tornar o projeto mais atraente para a iniciativa privada além de evitar possíveis disputas entre duas concessionárias que operariam no trecho.

É uma modelagem semelhante ao que se prepara para a licitação do primeiro serviço do Trem Intercidades, como é chamado o projeto pelo governo, e que vai ligar a capital paulista à Campinas numa primeira fase. A gestão Doria deverá oferecer um pacote que incluir o trem expresso, um serviço parador e a Linha 7-Rubi da CPTM.

Ao incluir o trem regional até Sorocaba, o governo abre enormes possibilidades para os operadores privados. Como será responsável também pela Linha 9-Esmeralda, a futura concessionária poderia em tese oferecer um serviço terminasse, por exemplo, na estação Pinheiros caso fosse tecnicamente viável. Com isso atrairia um público corporativo que hoje se desloca do interior até a Zona Sul de São Paulo e que poderia abandonar o automóvel em favor do trem.

As linhas estudadas pelo governo para Trem Intercidades

Outra possibilidade seria levar o trem regional até a estação Júlio Prestes em vez de apenas Palmeiras-Barra Funda, como se prevê no projeto do TIC de Campinas. Na clássica estação há plataformas disponíveis e uma ligação subterrânea com a estação da Luz também faria o serviço regional ser acessível para passageiros oriundos de outras regiões da Grande São Paulo.

Menor demanda das quatro linhas

O serviço regional entre São Paulo e Sorocaba parecia estar no fim da lista de prioridades do governo Doria, afinal no ano passado o governador do PSDB e sua equipe citaram os trajetos até Santos e São José dos Campos com mais frequência. De fato, o TIC no sentido oeste da capital é o que deverá ter a menor demanda dos quatro serviços.

Estudo de demanda do TIC: Sorocaba é o trecho com menor movimento em levantamento de 2013 (GESP)

Em estudo de 2013, o governo do estado estimava que este ano o trem para Sorocaba atrairia apenas 22 mil usuários por dia contra 34 mil do serviço para Santos, 55 mil para São José dos Campos e 73 mil usuários para Campinas. Mesmo a longo prazo, a perspectiva é que o TIC sorocabano tivesse uma participação de somente 12% no total de passageiros transportados pelo serviço como um todo.

A integração com as duas linhas da CPTM, no entanto, podem potencializar o projeto, não há dúvida, e aproveitar a iminência da concessão é algo vital para explorar essa janela. Interessados não faltam, como declarou a CCR nesta semana, segundo artigo da revista Veja. A empresa, que hoje opera as linhas 4 e 5 de metrô, além de ter vencido a concessão da Linha 15 de monotrilho, afirmou que tem intenção de participar do projeto dos ramais da CPTM.

 

Fonte: Metrô/CPTM

Data: 16/01/2020