Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem turístico ‘Rio-Minas’ passa por 6 cidades da Zona da Mata e pode começar a operar ainda neste ano

05.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 02/05/2022

As obras para o início das atividades do trem turístico “Rio-Minas” irão começar na primeira quinzena de maio, afirmou a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem. O projeto, iniciado em 2016, liga os estados de Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e passará por 6 cidades da Zona da Mata.

Quando estiver operando, a linha Rio x Minas vai contar com 15 carros de passageiros. Uma viagem que começa simultaneamente nas cidades de Cataguases e Três Rios. Em cada um desses trens, serão nove composições, com a capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem.

Início das obras

Em entrevista ao g1, a presidente da Ocisp Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento, explicou que o trajeto completo, que liga Cataguases a Três Rios conta com 168 quilômetros, no entanto, as obras serão feitas por módulos.

O primeiro conta com 37 quilômetros de extensão e diz respeito ao trecho Três RiosSapucaia (RJ), e o município mineiro de Chiador.

As obras de manutenção são de responsabilidade da concessionária Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e o prazo para conclusão dos trabalhos é entre outubro e novembro deste ano.

A reforma vai contemplar todos os pontos da Deliberação nº 244, de 23 de julho de 2021, publicado no Diário Oficia da União.

Posteriormente, as obras avançam para os municípios de Além ParaíbaVolta GrandeRecreioLeopoldina e Cataguases.

Geração de emprego e impulso do turismo

Conforme a ONG, a obra vai gerar para os municípios de Três RiosChiador e Sapucaia250 postos de trabalho, além de outros 40 postos para atuar na Amigos do Trem.

“Geração de emprego e renda, valorização do turismo nos municípios, capacitação de pessoas, tudo isso tem o valor social. As cidades fizeram toda a reformulação da hotelaria e comércio”, afirmou a presidente.

Trem turístico ‘Rio-Minas’

O projeto para implantação do trem turístico que vai ligar os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro foi iniciado em 2016, idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que morreu aos 45 anos em 2018 por causa de um câncer.

“A ONG atua há 22 anos no cenário ferroviário e ele [Paulo] resolveu aproveitar os trechos de Três Rios a Cataguases que estavam desativados. Nós buscamos parceiros no âmbito público e privado e conseguimos, na época, R$ 1 milhão em investimento pela iniciativa privada”, contou a atual presidente.

Com o investimento, foi realizada a compra de carros de passageiros, o que vai proporcionar uma capacidade total para o transporte de cerca de 837 passageiros.

“Restauramos todos os carros e aí conseguimos a cessão do material rodante, da FCA, que precisou cumprir as partes burocráticas em relação ao material junto à ANTT”, explicou Cyntia.

Em 2018, foi realizada uma viagem teste do trem “Rio-Minas”, que vai ligar oito cidades entre os dois estados. É o maior trajeto turístico ferroviário do país. Uma viagem que promete revelar a beleza de cada lugar por onde o trem vai passar.

Durante o teste, o trem Rio x Minas fez um passeio entre Sapucaia e Três Rios, na região Sul do estado, as únicas duas únicas cidades do Rio que fazem parte dessa conexão com Minas. No trajeto, estão oito municípios e mais de 160 quilômetros, que encurtam a distância entre o passado e o futuro.