09.12.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Correio do Povo Data: 05/12/2024
Após as enchentes de maio, os trabalhos de limpeza e recomposição dos trilhos e equipamentos continuam entre as estações São Pedro e Mercado da Trensurb, assim como segue o prazo de 24 de dezembro para retorno dos trens ao trajeto completo a partir de Novo Hamburgo. Abaixo da comporta 14 do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, entre as avenidas Voluntários da Pátria e Sertório, foi providenciada a substituição completa da brita, dormentes e fixações no trecho de cerca de 800 metros, o mais afetado pelas enchentes de maio.
Antes, eles ficavam em um espaço sob o viaduto abaixo da BR 290, mas foram removidos e a área poderá ser destinada à Prefeitura. Hoje, há ainda muitos entulhos no local. Para separar as áreas, seria construído um novo muro de contenção, cujas obras devem iniciar ainda nesta semana. Também atualmente, os painéis de controle no prédio já existente estão sendo mantidos por eletricistas da Trensurb. Quando há necessidade ou previsão de chuvas fortes, os funcionários são auxiliados por equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
A fase de testes nos trens, de acordo com a Trensurb, deve iniciar no final da primeira quinzena de dezembro, até o próximo dia 23. Por ora, as composições circulam de maneira emergencial entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, no sentido a Porto Alegre, porém quem precisa ir até o Centro Histórico da Capital desembarca na estação Aeroporto. Já no sentido ao Vale do Sinos, o trajeto é entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo. Em ambos os casos, é necessário fazer o transbordo de ônibus, que funciona diariamente.