Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vale diz que impacto do coronavírus é limitado em produção e vendas até agora

03.04.2020 | | Notícias do Mercado

Foto: Vale/Reprodução Facebook

A Vale diz que os efeitos da covid-19 na produção e nas vendas são limitados até o momento, mas que há incertezas à frente, uma vez que “o ecossistema foi altamente impactado pelas restrições impostas pela pandemia”.

A empresa publicou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma apresentação a ser feita a analistas e investidores.

Segundo a empresa, os cortes na produção de aço na Europa afetarão demanda de minério de ferro, mas cortes na oferta da commodity, devido a lockdowns [isolamento social com bloqueio de atividades], podem atenuar o impacto.

Ainda de acordo com a Vale, as operações no Brasil e em outras regiões não foram ainda tão afetadas porque a mineração foi classificada como atividade essencial. Há, o entanto, risco de adiamento da retomada da capacidade de produção da Vale por atrasos em inspeções, avaliações e autorizações. Também há risco relacionado a custos e despesas ligados à suspensão do trabalho dos contratados em projetos não essenciais.

Segundo a Vale, alterações nas operações são as seguintes: Voisey’s Bay suspensa; manutenção de Moatize adiada; e operações no centro de distribuição da Malásia suspensas.

Para o risco de interrupção de entrega de suprimentos por fornecedores, a Vale diz que irá oferecer ajuda aos fornecedores de pequeno e médio porte, antecipação de pagamentos, redução de condições de pagamento e suporte de folha de pagamento para contratados. Com os clientes, a Vale diz avaliar o suporte caso a caso.

A empresa detalha que adiantou pagamentos para mais de mil empresas no Brasil, reduziu condições de pagamento para mais de 3 mil clientes e afirma dar apoio a construtoras e trabalhadores alocados a projetos que estão sendo interrompidos.

A companhia destaca que adotou isolamento físico nas operações bem como acesso restrito a elas e home office para funcionários que podem fazer trabalho remoto.

 

Fonte: Valor Investe

Data: 31/03/2020