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Veja quais linhas metroferroviárias não aparecem no programa SP nos Trilhos

08.07.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 07/07/2024

Programa SP nos Trilhos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende aumentar e dinamizar o transporte ferroviário no estado e nas regiões metropolitanas. Apesar da grande quantidade de linhas, alguns projetos não aparecem nos documentos.

Dentre os trechos potenciais que não são citados claramente estão linhas como a 22-Marrom, do Metrô, e extensões como a fase da Linha 19-Celeste e duas outras etapas da Linha 17-Ouro.

A ausência pode não significar que a atual gestão desistiu dessas opções, mas que elas estão em estágios iniciais e acabaram não incluídas nos planos por enquanto.

Também não surpreenderia se elas tivessem sido apenas “esquecidas” nesses materiais divulgados até aqui, já que o governo tem sido célere em lançar projetos de concessão com prazos bastante otimistas.

Seja como for é importante registrar projetos importantes e que não podem ficar apenas na memória. Confira alguns ramais e extensões que estão ausentes:

Linhas de metrô

Linha 22-Marrom

Dentre as linhas do sistema metroviário, a principal ausência foi da Linha 22-Marrom que deverá ligar Sumaré até Cotia. O novo ramal deverá ser uma ligação radial entre o centro da capital até o extremo oeste da metrópole, atendendo a região cortada pela rodovia Raposo Tavares.

O projeto segue atualmente em estudos diversos e parecia que estaria entre os próximos a receber mais atenção. Mas a princípio ele não consta da projeção da rede até 2050.

Linha 19-Celeste (fase 2)

Outro projeto muito importante é a fase 2 da Linha 19-Celeste. Originalmente o ramal, previsto para ter traçado diametral, atingiria a estação Campo Belo se conectando com as estações Bela Vista (Linha 6), Brigadeiro (Linha 2), Jardim Paulista (Linha 16), Tabapuã (Linha 20).

Nesse caso já não se fala na segunda etapa do ramal que ligará Guarulhos à capital há algum tempo.

Extensão da Linha 5-Lilás até Ipiranga

Um trecho de menor extensão, mas que pode trazer benefícios na região sudeste da cidade é a extensão da Linha 5-Lilás para Ipiranga realizando conexão com a 10-Turquesa e 15-Prata.

O “rabicho” até aparece em alguns mapas, mas sem a estação Ipiranga. O ramal ganharia apenas duas estações, parando em Bom Pastor.

Linha 23-Limão

Outro ramal importante, mas que há tempos não é mencionado em projetos futuros de expansão da rede é a Linha 23-Limão (anteriormente 23-Magenta) que faz o traçado entre Tiquatira e Lapa cortando a zona norte de São Paulo.

O traçado apareceu apenas duas vezes publicamente, a primeira delas no relatório de atualização da rede e a segunda em uma apresentação do Metrô.

Extensões da Linha 17-Ouro

Finalmente com obras e projetos avançando e a menos de dois anos da estreia, a Linha 17-Ouro terá oito estações e 6,7 km de extensão operacional em sua fase “prioritária”. Mas há duas outras extensões, ligando o ramal de monotrilho ao Jabaquara e à estaão São Paulo-Morumbi.

Nenhuma das fases é considerada nas apresentações do governo, um sinal preocupante já que são elas que terão um papel social para a linha ao atender regiões carentes. Além disso, a Linha 17 faz sentido com todos os seus cerca de 17 km.

Linha 6-Laranja – extensão norte

Estranhamente os mapas não mostram a Linha 6-Laranja seguindo após Brasilândia. Sabe-se que ao menos duas estações são estudadas pela LinhaUni, mas elas não aparecem em documentos.

Linha 16-Violeta encolhe

Por último temos a Linha 16, um projeto inovador do Metrô que pretende atender a Zona Leste e a região central da capital. Embora ela apareça nos mapas, ela deixou de seguir até regiões onde oferecia mais conexões. Agora ela acaba na estação Parque da Mooca, como se fosse uma extensão da Linha 6-Laranja.

Linhas ferroviárias

Linha 24-Quartzo

Dentre os trechos ferroviários destaca-se a Linha 24-Quartzo (Arco Oeste) da CPTM. A nova linha poderá atender a uma região carente de transporte de massa, além de servir como articuladora entre os tramos radiais, dado o fato de seu traçado se desenvolver sobretudo nas periferias.

A Linha 24-Quartzo fará  ligação de Barueri até Campo Limpo passando por Carapicuíba (Linha 8), Monte Belo (Linha 22) e Taboão da Serra (Linha 4).

Linha 13-Jade após Gabriela Mistral

A extensão subterrânea da Linha 13-Jade após a estação Gabriela Mistral é considerado um ‘investimento contingente”, ou seja, não obrigatório à futura concessionária e não surpreende que não esteja incluído em alguns documentos. O governo, no entanto, diz que pode tornar a obra obrigatória no contrato, se assim entender que é viável e necessária no futuro.

Caberá, para todos os projetos, incluindo os aqui citados, o devido aprofundamento técnico e econômico. Em alguns casos haverá a necessidade de mais de uma gestão para a conclusão dos estudos o que pode, até certo ponto, facilitar a inclusão destes ativos no programa de expansão da rede.