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Viagem ‘não prioritária’ do Trem Intercidades levará 1 hora e 15 minutos entre SP e Campinas

22.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 20/02/2024

O projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas deverá ser licitado dentro de alguns dias e guarda uma má notícia aos futuros usuários.

O serviço de trens de média velocidade entre as duas regiões metropolitanas deverá ter tempos de viagens diferentes nos dois sentidos.

Enquanto no trecho prioritário o tempo de viagem será de 64 minutos, no trecho “não prioritário” a viagem será de 75 minutos, ou seja, 11 minutos mais longa.

Isso se deve às características do projeto. O governo de São Paulo optou por lançar o projeto com via singela e alguns desvios ao longo do trajeto.

O desenho das vias impede que os trens possam circular livres em ambos os sentidos já que haverá trechos em que uma composição deverá “esperar” pela passagem de outra no sentido oposto, aumentando o tempo de viagem.

É uma concepção diferente antigo projeto de Trens Regionais, mais robusto, que previa viagens com trens em vias duplas, segregadas e com velocidade máxima de 160 km/h – o tempo previsto de viagem seria de 52 minutos em ambos os sentidos.

Segundo os documentos do projeto, o TIC Eixo Norte deverá ter 101 quilômetros de extensão e três estações: Barra Funda, Jundiaí e Campinas. Os trens deverão manter uma  velocidade média de 95 km/h no serviço expresso.

A ideia é de que no horário de pico sejam oferecidos trens a cada 15 minutos. A capacidade de cada composição será de 860 passageiros que deverão pagar uma tarifa de no máximo R$ 64,00 para o serviço convencional.  As tarifas parciais serão de R$ 35,90 entre Barra Funda e Jundiaí e de R$ 28,10 entre Jundiaí e Campinas.

Segundo o governo, a tarifa média do serviço expresso deverá se manter em no máximo R$ 50,00,  ou seja, em algumas ocasiões poderá ser cobrada uma tarifa menor do que o teto estabelecido.

O tempo mais longo de viagem e o custo da passagem têm sido apontados como potenciais problemas para que o TIC Eixo Norte possa oferecer uma opção mais atraente que os ônibus e os automóveis.