Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ViaMobilidade colocará em funcionamento novo sistema de radiocomunicação

29.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 28/08/2022

A ViaMobilidade colocará em funcionamento ainda neste ano, um novo sistema de radiocomunicação digital para aumentar a troca de informações e dados nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do transporte ferroviário da Grande São Paulo.

Diário do Transporte esteve na sede administrativa junto ao Pátio de Presidente Altino, em Osasco, na última quarta-feira, 24 de agosto de 2022, e questionou a empresa sobre vários assuntos, como a modernização na comunicação entre as estações.

De acordo com o gerente executivo de atendimento, Hamilton Trindade e o gerente de manutenção, Alan Santana. Atualmente os colaboradores e estações para se comunicar entre si, contam com um sistema mais local, pelo qual os funcionários de uma mesma estação ou de estações próximas umas das outras como na Linha 9-Esmeralda, conseguem se comunicar, trocar informações com rádios comunicadores convencionais.

Entretanto, para falar com o CCO (Centro de Controle Operacional) ou localidades mais distantes, o uso do telefone comum ainda é feito, o que acaba elevando o tempo de ações e respostas, inclusive em situações que podem gerar uma interferência no atendimento aos passageiros, como uma falha com um dos trens.

Diante do quadro, a concessionária com seu pacotes de investimentos que estão no contrato da concessão, está em vias de contratar e instalar um novo sistema de rádio digital, nos moldes do que existe na Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro pertencente ao mesmo grupo.

Com este novo sistema, maquinistas, funcionários da operação e manutenção, estações e centro de controle podem se comunicar de maneira ágil, independentemente da distância ou ocorrência, representando isso em um ganho na qualidade do atendimento e maior rapidez para atuar em situações de problema.

Conforme explicaram os dois gerentes, a previsão é de em dezembro deste ano já contar com o sistema em plena operação.

A concessionária também foi questionada sobre a presença de sujeira nos trens, vias e estações, motivo de queixa dos passageiros. A ViaMobilidade se comprometeu em um período de 15 dias, iniciar um trabalho mais intenso de limpeza.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/08/25/viamobilidade-promete-melhorar-limpeza-de-trens-e-estacoes-das-linhas-8-e-9-em-15-dias/

Quanto aos dois trens da Série 7000 que são vistos sem portas e janelas ao ar livre perto da estação Presidente Altino, a empresa afirmou ser um custo alto sua recuperação, optando pelo destino de venda como sucata.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/08/26/viamobilidade-destina-dois-trens-da-serie-7000-para-sucata/