Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ViaMobilidade forma primeira turma de mulheres operadoras de trem

09.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ANPTrilhos
Data: 08/03/2023

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, formou a primeira turma de operadoras de trem composta exclusivamente mulheres nesta quarta-feira (08).

Ao todo, 12 mulheres foram oficialmente habilitadas como Agentes de Atendimento e Operadoras de Trem para atuação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A cerimônia foi realizada no auditório do Pátio Presidente Altino.

A turma também foi supervisionada por uma mulher. “Foi com muita satisfação que aceitei o desafio de estar à frente do treinamento da primeira turma de operadoras de trem exclusivamente composta por mulheres do Brasil. Participei da formação de outra equipe, porém de 14 operadores, apenas 3 eram mulheres”, conta Cristiane Máximo, supervisora de Interação com o Cliente – Tráfego.

“Passar meu conhecimento a essas mulheres, a parte teórica e prática dos trens e da via, cada qual com sua história de vida e profissional, foi muito gratificante e um grande aprendizado também. Foi motivador ver como uma sempre apoiou a outra nos momentos de dificuldade. O espírito de equipe esteve muito presente”, completa.

Superando desafios

Dentre as 12 mulheres que se formaram na turma de operadoras de trem da ViaMobilidade estão Liliane Marques Duarte, de 27 anos, e Jéssica Alvarenga Caldas Cabral, de 28 anos. Ambas conciliaram os estudos com a maternidade até chegarem à conquista de serem habilitadas como operadoras de trem.

Liliane tem um filho de 7 anos. Antes de passar no processo seletivo e iniciar o curso de formação na ViaMobilidade, trabalhava em no setor de telemarketing, conciliando a maternidade e o trabalho com a faculdade.

“Quando vi a oportunidade de entrar na ViaMobilidade, foi minha chance de mostrar que a mulher pode chegar aonde ela quiser”, conta. “Algumas pessoas acham que não podem conseguir um emprego bom. É um desafio conciliar tudo, porque mesmo com o suporte da família eu preciso estudar, trabalhar e cuidar do meu filho, mas é uma grande conquista poder falar que eu consegui e dou conta. Meu coração está saltitando de alegria. Eu estou feliz e minha família também”.

Por sua vez, Jéssica veio do interior do Rio de Janeiro para São Paulo em 2021. Andou de trem e metrô pela primeira vez na capital e se apaixonou pelo setor metroferroviário. Com dois filhos, um menino de 2 anos e uma menina de 5 anos, precisou conciliar os estudos com a tarefa de cuidar da casa e das crianças, longe da família e da terra natal.

“É desafiador, me viro para dar conta dos afazeres domésticos, da educação dos meus filhos, para me cuidar, trabalhar e estudar, mas essa conquista compensa o esforço. Acredito que é só o começo. A formatura é o início da nossa jornada na operação. A empresa é grande e tem muitas oportunidades. Eu acredito que o céu é o limite”, projeta Jéssica. “Fazer parte de toda essa jornada e dessa turma que é só de mulheres é algo histórico, estamos vivendo uma quebra de tabu.”

Recrutamento feminino

O TOT8 (Treinamento de Operador de Trem) foi idealizado pela ViaMobilidade devido ao engajamento da empresa em promover plantões de recrutamento feminino nas estações. As pré-selecionadas percorreram todo o processo equivalente à vaga de Agente de Atendimento e Operadores de Trem e receberam a formação.

“A ViaMobilidade valoriza a diversidade e reconhece o valor da mulher em todos os segmentos, oferecendo muitas oportunidades internas. Eu por exemplo era operadora de trem na Linha 5-Lilás, fiz o processo interno e passei para supervisora no início da concessão das Linhas 8 e 9. Com certeza entraremos para a história, demonstrando toda força, competência e carisma feminino”, afirma Cristiane.

Embora o setor metroferroviário seja ocupado majoritariamente por homens, ações como as campanhas de recrutamento de mulheres contribuem para mudanças neste cenário. Atualmente, mais de 6,5 mil mulheres atuam em todas as áreas que abrangem a operação, administração e manutenção dos sistemas de trem e metrô do Brasil, segundo a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos).

Outra iniciativa da ViaMobilidade é a parceria com o SENAI-SP Mariano Ferraz para disponibilizar vagas de aprendizagem em Mecatrônica no complexo de educação profissional com o intuito de expandir o conhecimento de jovens profissionais em áreas de manutenção.

Somente na ViaMobilidade, foram 10 vagas para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, além de 5 vagas para atuação na Linha 5-Lilás e 5 vagas para a Linha 4-Amarela. O período de aprendizagem teórica tem duração de 2 anos na instituição e a aprendizagem prática será presencialmente nas instalações das concessionárias.