14.04.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Revista Ferroviária Data: 08/04/2025
O VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) anuncia a palestra do professor de Engenharia Ferroviária no Institute of Railway Research da Universidade de Huddersfield (Reino Unido), João Pombo. Sua presença é aguardada com expectativa pela comunidade técnica e acadêmica brasileira, especialmente do setor de transportes de cargas sobre trilhos.
O professor João Pombo é uma figura de destaque global na engenharia ferroviária, possuindo doutorado e pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Lisboa. Com uma vasta produção científica de mais de 170 artigos publicados em revistas e conferências internacionais, ele também lidera o International Journal of Railway Technology como editor-chefe e coordena projetos de pesquisa em colaboração com centros de excelência e indústrias em todo o mundo.
Organizado pelas principais instituições de pesquisa em transporte ferroviário do país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA), o VIII SEF reunirá profissionais e pesquisadores para debater soluções de inovação tecnológica, planejamento estratégico, segurança e sustentabilidade, com o objetivo de aprimorar e expandir o transporte ferroviário no Brasil. Além da palestra magna, o evento contará com a mesa-redonda “Integração Ferroviária: desafios tecnológicos para a implantação de ferrovias de cargas interligadas” e as tradicionais sessões de trabalhos técnicos.
As inscrições para o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária estão abertas através do site: https://simposio-ferroviario.com.br/inscricao/
Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela Escola Politécnica da USP e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em sua sétima edição, contou com mais de 250 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.