11.08.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Revista Ferroviária Data: 06/08/2025
Durante entrevista ao programa É NEGÓCIO, da CNN Brasil em parceria com o Neofeed, o CEO da VLI Logística, Fábio Marchiori, afirmou que a companhia pretende investir R$ 30 bilhões nos próximos 30 anos, caso a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) seja renovada.
A FCA, maior ferrovia do país, tem 7.200 km, mas parte dos trechos está inoperante. A proposta em negociação prevê a devolução de trechos sem demanda ao governo federal. A nova malha ativa deve ficar entre 4 mil e 5 mil km.
Desde sua fundação, a VLI já investiu mais de R$ 15 bilhões na FCA. Considerando os valores de outorga e aportes desde a privatização em 1996, o total supera R$ 35 bilhões.
Atualmente, a empresa movimenta cerca de 60 milhões de toneladas por ano, somando cargas transportadas na FCA e no trecho norte da Ferrovia Norte-Sul. A operação inclui grãos, celulose, açúcar, carvão, fertilizantes e combustíveis.
Marchiori defendeu o novo marco regulatório das ferrovias, que permite a atuação de agentes de transporte ferroviário em malhas de terceiros. A VLI, por exemplo, investiu R$ 600 milhões para operar na Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale.
Sobre infraestrutura, o executivo destacou a necessidade de ampliar a malha ferroviária e modernizar os portos. Ele também vê com bons olhos projetos como a Ferrovia Bioceânica, que ligaria o Atlântico ao Pacífico.
Por fim, ressaltou a importância da segurança jurídica para atrair investimentos de longo prazo e defendeu a integração do transporte rodoviário e ferroviário como estratégia para aumentar a eficiência e reduzir emissões de carbono.