Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

VLI quer mostrar que “lugar de mulher é na logística”

13.12.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 13/12/2021

A VLI Multimodal é uma empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais. Opera as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica, além de terminais integradores. Atua em cinco corredores logísticos e está presente em mais de 300 municípios em dez Estados. Em 2020, movimentou em suas ferrovias mais de 40 milhões de toneladas. Seus oito mil quilômetros de estrada de ferro e seus negócios são operados por 7.800 colaboradores. Difícil imaginar a presença de mulheres num ambiente historicamente masculino. Pois a VLI não só conseguiu ampliar o espaço feminino como está entre as companhias que mais se empenharam em promover diversidade e inclusão na pesquisa “Mulheres na Liderança”.

Trata-se de uma cultura que a companhia relata defender desde o início de suas atividades, em 2010, e que vem passando por um processo natural de amadurecimento. “Acreditamos que 2018 foi um ano muito representativo nesta trajetória, com grandes marcos: a divulgação de novas políticas, realização de sessões de escuta e identificação de barreiras visíveis e invisíveis que dificultavam a inclusão e a igualdade de gênero de forma efetiva”, diz Rute Melo Araújo, diretora de gente, inovação e sustentabilidade da VLI.

“A cultura de ampliação da participação feminina já se mostra nos nossos programas de porta de entrada, como estágio e trainees, desde o início das operações, há dez anos”, acrescenta. “Demos um passo adicional no caminho de ampliar o escopo da diversidade na companhia em 2020”, conta. Naquele ano, foi feita a seleção do programa de trainees mais diversa de todas as edições realizadas até então, com o ingresso de 54% de pessoas negras e 55% de mulheres.

Atributos como empatia, resiliência e colaboração passaram a ser considerados, assim como as histórias de vida, para além da capacidade técnica e formação acadêmica. Desafiando um cenário de maioria masculina, a VLI criou, em 2018, o movimento Elas na Logística. A iniciativa incentiva mulheres do setor, empregadas da VLI ou não,  a contarem suas trajetórias, incentivarem e inspirarem outras mulheres para assumir desafios profissionais, acreditando na premissa de que “o lugar da mulher é, sim, na logística, nas operações portuárias, dentro de terminais e locomotivas, em cargos de liderança de grandes empresas e onde mais ela quiser”.

Ainda segundo Araújo, a VLI desenvolve práticas de atenção à maternidade e à primeira infância, buscando mais equilíbrio entre os desafios da ser mãe e da carreira e estendendo as mesmas condições para pais empregados divorciados, separados, viúvos ou pais solteiros. Outro benefício, o auxílio-babá, vigora até que a criança complete o sexagésimo mês de vida.

A procura de mulheres por vagas de emprego na VLI revela o interesse pela igualdade de gênero dentro da companhia. “Hoje, 32% das pessoas que formam o banco de talentos da VLI são mulheres. Em 2020, aproximadamente 55% das vagas foram fechadas com mulheres”, afirma Araújo.

A política de equidade de gênero já mostra avanços: de 2017 a 2020, por exemplo, a VLI ampliou de 17% para 31% a participação de mulheres no total de contratações anuais. “Saímos de um percentual de 8% de mulheres na companhia, em 2018, para mais de 14%”, observa. Segundo Araújo, a companhia espera, já para o próximo ano, um percentual de público feminino em cargos de gerência, gerência-geral e diretoria quatro pontos percentuais maior em relação a 2021. “Isso já nos posiciona em um patamar acima da média do nosso segmento”, afirma.

O nível de comprometimento e a importância da diversidade e inclusão são avaliados em reuniões periódicas. “Além disso, a diretoria pela qual sou responsável, avalia mensalmente indicadores, que fazem parte de um pool de metas a serem desdobradas em todos de liderança os níveis da companhia”, afirma Araújo.