05.04.2021 | ABIFER | Notícias do Mercado
A estimativa da CONAB para a safra 2020/2021 aponta que o Brasil deverá produzir 268,9 milhões de toneladas de grãos, superando em 11,9 milhões de toneladas (4,6 %) o que foi produzido na temporada de 2019/2020. Segundo a EMBRAPA, o Brasil será o maior exportador de grãos do mundo em cinco anos e, até 2050, a expectativa é que produção brasileira de grãos poderá superar 500 milhões de toneladas. Atualmente, o Brasil é o segundo maior exportador mundial de grãos, atrás dos Estados Unidos.
A região Centro-Oeste responde por mais de 46% do volume da produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas. O estado de Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de soja, com 35,9 milhões de toneladas, safra 2019/2020, que corresponde a quase 29% da produção nacional.
Entretanto, o Centro-Oeste brasileiro possui uma infraestrutura de transportes que causa muitos transtornos ao escoamento de sua fabulosa produção agrícola, que depende majoritariamente do modo rodoviário, responsável por cerca de 90% do transporte em direção aos portos e centros de consumo. As ferrovias e hidrovias que atendem a região transportam parte da produção, mas ainda são insuficientes para garantir o desenvolvimento regional e diminuir os altos custos logísticos que são uma grande desvantagem competitiva internacional para o Brasil.
Nesse contexto, o webinário aqui proposto pretende explorar todo o conhecimento e experiência dos palestrantes convidados, para que possamos ter um melhor entendimento sobre as possibilidades ferroviárias para o Centro-Oeste e conhecermos as possíveis soluções para um futuro próximo.
Para se inscrever no evento, clique aqui.