Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Encomendas até 2023

21.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Edição: julho/agosto 2021

Com entregas agendadas para os próximos dois anos, a Empretec está em ritmo de expansão. A planta da fabricante de equipamentos de manutenção de via, em Guarulhos (SP), ganhou mais 650 metros quadrados de área, totalizando uma extensão de 4 mil m2, para dar vazão ao número de encomendas que tem chegado à empresa após a assinatura das primeiras renovações antecipadas de contratos das ferrovias. A equipe de engenheiros deverá aumentar em 20% até o final desse ano.

O mercado de equipamentos de via vem sendo um dos primeiros a colher os frutos dos investimentos das ferrovias com as prorrogações. O CEO da Empretec, Guilherme Nurchis, diz que o aumento do trabalho na fábrica é reflexo direto disso. “É perceptível. O mercado ficou praticamente parado durante uns cinco anos. No ano passado, os pedidos começaram a voltar num bom ritmo. Não teremos férias até 2023”.

Na carteira, a produção de equipamentos inéditos no portfólio da empresa, feitos sob medida para a concessionárias, como um trem trilheiro (usado na remodelação e na construção de via) que será entregue em 2022 para a Rumo Malha Paulista, e um vagão trompa, que atua como uma esteira para direcionamento da brita e estará na frota da MRS em 2023. Nos próximos dois anos, a Empretec concluirá a entrega de 16 guindastes multiuso para as ferrovias da Vale e quatro equipamentos de ultrassom de trilhos para diferentes concessionárias. Esse último é um projeto novo da Empretec em parceria com uma empresa australiana de tecnologia, a Carter.