Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Engenharia em Foco – 200 anos de Independência do Brasil

25.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto de Engenharia
Data: 25/07/2022

A Engenharia e seu papel na sociedade brasileira ao longo dos 200 anos da independência do Brasil. Este será o tema de um evento com coordenação Instituto de Engenharia em parceria com outras doze Entidades/empresa (ABCR, Abraciclo, ACSP, ANTP, CCInfra, Crea-SP, ICC, Simefre/Abifer, Senai, Sinaenco e Sinicesp), para registrar os avanços, desafios e perspectivas da Engenharia e tecnologias em nosso período pós-joanino e comemorar o bicentenário de nossa Independência.

 

A proposta é compartilhar o registro da construção e desenvolvimento do País e, para tanto, haverá um espaço aberto à visitação e uma área de exposição de trabalhos, história e funcionamento de empresas, escolas e profissionais que colaboraram com o desenvolvimento do Brasil.

Contará ainda, com debates, exposição, premiação de trabalhos inéditos de escolas de Engenharia e painéis com fatos que narram a história de nosso País pelo ponto de vista da Engenharia em sua totalidade. O espaço será dividido da seguinte forma:

  1. Passado – expressar casos de lições aprendidas, melhores práticas e sucessos realizados nos mais diversos setores diretos e indiretos da Engenharia no Brasil.
  2. Presente – apresentar os desafios e as conquistas associadas às melhores práticas ambientais, sociais e econômicas das engenharias nacionais e o compromisso e a relevância (da engenharia) no desenvolvimento e competitividade nacional.
  3. Futuro – o foco contemporâneo na capacitação, pesquisa, desenvolvimento da inovação e tecnologia e uma previsibilidade de novas profissões que se espera para prosseguir com o legado da engenharia nacional.

O evento também contará um pouco da história do próprio Instituto de Engenharia, que ao longo dos seus 105 anos de fundação reuniu e continua reunindo engenheiros brasileiros no mundo e, até hoje, contribui para a formação de novos profissionais com programas que integram tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Para contar essa história e de seus personagens, reunimos um seleto grupo de entidades que sempre contribuíram, cada uma dentro de suas peculiaridades, para que essa história fosse e continue sendo construída.

O evento – “200 anos de Independência – Engenharia em Foco” –  acontecerá em 5 de setembro, no Teatro do Sesi.

Entidades/empresas realizadoras 

  • Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR
  • Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo
  • Associação Comercial de São Paulo – ACSP
  • Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP
  • Camargo Corrêa Infra – CCInfra
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo –Crea-SP
  • Instituto Camargo Corrêa -ICC
  • Instituto de Engenharia – IE
  • Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários – Simefre e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – Abifer
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -Senai
  • Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – Sinaenco
  • Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo – Sinicesp

Serviço

Data – 5 de setembro

Horário – 9h

Local – Teatro do Sesi – Avenida Paulista, 1313

Transmissão on-line.

Mais informações e inscrição, no site oficial do evento.