Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Escavação da Linha Leste do Metrofor deve começar neste semestre

12.02.2019 | | Não categorizado

Em estágio preparatório desde novembro passado, as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor) devem entrar na fase de escavação ainda neste semestre. Até lá, é preciso concluir a produção das peças de sustentação e montar as tuneladoras dentro do shaft (área pela qual o maquinário adentra para realizar as escavações e montagem do túnel), o que está previsto para ser feito no próximo mês.

As informações são do secretário executivo de Logística Intermodal e Obras da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), André Pierre. “À medida que a tuneladora vai escavando, anéis vão sendo encaixados nas paredes. O passo inicial é a preparação dessas peças, que já começa de imediato. Logo que tiver uma quantidade suficiente, porque a máquina não para, aí a gente inicia a escavação do túnel”.

Na última quarta-feira (6), o canteiro de obras da Linha Leste recebeu a primeira visita de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que liberou o financiamento de R$ 1 bilhão para a obra. No local, será construída a Estação Chico da Silva, a primeira do trecho subterrâneo e que será interligada à já existente estação da Linha Sul.

Até agora, já foram concluídos os trabalhos para a construção do shaft, a montagem de duas tuneladoras e o inventário da obra, segundo Pierre, entre outras atividades.

 

A obra

O primeiro trecho da Linha Leste terá 7,3 km de extensão e irá ligar o Centro de Fortaleza ao Papicu. Serão executadas uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). A ideia é garantir a integração da Linha Leste com as Linha Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe, além do terminal de ônibus municipal, no Papicu.

Com previsão de conclusão em quatro anos, a Linha Leste terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia e o tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos. Paradas desde o fim de 2014, as obras foram retomadas em novembro do ano passado, após reestruturação do projeto que encurtou o trecho e reduziu o número de estações.

 

Aeroporto de Sobral

A Seinfra também está elaborando projeto para a construção de um novo aeroporto em Sobral. Como o terminal atual não tem estrutura para receber voos regionais, nem tem espaço para expansão, outro terreno foi identificado e está em fase de desapropriação.

Após esta etapa, e a necessária garantia dos recursos financeiros, a pasta prevê a realização de uma licitação para a construção do equipamento. A Secretaria ainda estuda fazer uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar o equipamento.

Iniciada em novembro passado, a construção da Linha Leste segue em fase inicial. O começo da escavação do trecho pelas tuneladoras é previsto para o primeiro semestre deste ano.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Data: 07/02/2019