Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Estação de metrô mais profunda do Brasil começa a ser escavada em São Paulo

21.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: CanalTech
Data: 18/07/2022

A estação de metrô mais profunda do Brasil e da América Latina começou a ser escavada. A parada Higienópolis-Mackenzie, que fará a ligação da Linha 6 Laranja com a Linha 4 Amarela, teve seus trabalhos iniciados após quase quatro anos de atraso. Quando finalizada, ela deve ter uma profundidade de 69 metros.

Segundo o site Metro-CPTM, que obteve acesso a uma arte de como será a estação, o local terá oito níveis até que se chegue à plataforma de embarque. Nesses níveis, como é comum nas paradas do metrô paulistano, serão colocadas lojas, lanchonetes e outros comércios para atender ao público.

As obras de escavação e construção estão sob o comando da Acciona, empresa que substitui o antigo consórcio Move São Paulo. A previsão é que, se o cronograma dar certo, a estação seja inaugurada em 2025, se transformando em uma importante conexão para a linha 4-Amarela, que também dividirá a estação Higienópolis-Mackenzie.

O túnel de acesso entre as duas estações, aliás, também será enorme. A previsão é de que ele tenha 300 metros de comprimento, o dobro do que acontece entre as estações Paulista (Linha 4 Amarela) e Consolação (Linha 2 Verde). Após a escavação, o próximo passo é de fortalecer as fundações e esperar pela chegada do Tatuzão, veículo que escava os túneis por onde passarão os trens do metrô no futuro.

A estação Higienópolis-Mackenzie não será a única com esse nível de profundidade na Linha 6 Laranja. Outras duas, no mesmo percurso, terão medidas similares, como a São Joaquim, que fará a ligação com a Linha 1 Azul e terá 45 metros, e a Cardoso de Almeida, com 58m.