Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Estado e Prefeitura de Ipixuna do Pará firmam parcerias nas áreas de energia, transporte e mineração

03.02.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Agência Pará
Data: 02/02/2022

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) formalizou nesta quarta-feira (02) três importantes parcerias, que devem contribuir para o desenvolvimento econômico do município de Ipixuna do Pará, na região Nordeste. São três iniciativas destinadas a fomentar a economia da região: implantação de sistemas de energia elétrica em áreas carentes; passagem do traçado da Ferrovia do Pará pelo município e um Acordo de Cooperação Técnica destinado a integrar Ipixuna ao Cadastro Estadual de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (Cerm).

O titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, e o prefeito de Ipixuna do Pará, Artemes Silva de Oliveira, formalizaram as parcerias em Belém, em reunião que contou com a presença de diretores da Secretaria.

Com a parceria, Ipixuna do Pará se integra ao Projeto Ferrovia do Pará – iniciativa estratégica da gestão estadual para melhorar o escoamento da produção de cargas gerais, como minerais, produtos agroindustriais e contêineres. A ferrovia vai ligar Barcarena, no Nordeste, a Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste. Com o traçado passando pelo município, Ipixuna fará parte do sistema Cerm, no que tange às informações relacionadas ao processo de extração mineral e licenciamento ambiental das atividades de extração relacionadas pela Secretaria de Meio Ambiente municipal.

Neste sentido, o Acordo de Cooperação Técnica oficializa a integração do município ao sistema, estabelecendo a necessidade de treinamentos para a equipe da gestão municipal e, ainda, abrindo caminho para um trabalho voltado ao desenvolvimento de cadeias produtivas predominantes no ambiente econômico local.

Energia – Para contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico da região, também foram assinadas autorizações para a implantação de sistemas de energia elétrica em seis comunidades – Boa Vista, Ramal do Tarzan, Curujinha, Comunidade Macedônia, Coera 01 e Tucumã -, com um investimento superior a R$1,6 milhão, no âmbito do Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS).

“Hoje demos um passo importante para o desenvolvimento de Ipixuna, em um trabalho de parceria com a prefeitura, que basicamente oficializa a inclusão do município no traçado da Ferrovia do Pará, integralizando-o também ao Cerm. E ainda a autorização para as obras de implantação de sistemas de energia elétrica monofásica e trifásica em comunidades que não dispõem desse serviço. Mais uma vez o governo, por determinação do governador Helder Barbalho, leva a presença do Estado para um município que necessita de apoio, para que possa se desenvolver ainda mais”, ressaltou José Fernando Gomes Júnior.

Conquistas – Para o prefeito Artemes Oliveira, a parceria com a Sedeme é muito proveitosa, pois permite o início de importantes projetos, que resultarão em avanços econômicos e sociais para Ipixuna. “Hoje assinamos aqui uma parceria importante, que é a autorização para que a Ferrovia do Pará possa transitar pelo nosso município. É uma conquista importante para a região. Também assinei, junto com o secretário, a autorização para as ações nas comunidades que agora vão receber energia elétrica, um sonho antigo de comunidades, que agora serão atendidas com a energia, algo tão esperado. Assinamos ainda um Acordo de Cooperação Técnica, para que possamos ter acesso às informações das atividades do setor mineral de forma mais completa, considerando que o nosso município é minerador, portanto é justo que a gente participe e tenha acesso às informações, para que as conquistas para Ipixuna sejam cada vez maiores e melhores. Agradeço ao secretário e ao governador Helder Barbalho por esse espaço e pela parceria com o município de Ipixuna”, frisou o gestor municipal.

De acordo com o diretor de Concessões da Sedeme, Wilton Teixeira, a reunião com o prefeito foi importante, pois “proporcionou a apresentação do projeto da Ferrovia do Pará e de todos os benefícios que o município terá com ele, destacando também os avanços que a iniciativa irá render ao Pará como um todo”. Ele destacou ainda que Ipixuna está inserida no contexto de desenvolvimento econômico do Estado, com a ligação ao eixo da Ferrovia do Pará. A assinatura da autorização é um passo importante para o andamento do projeto, que contempla 14 municípios paraenses.

Rafael Teixeira, diretor de Energia da Secretaria, informou que o trabalho que resultou na assinatura do acordo para as obras de implantação de sistemas de energia elétrica começou com o envio das equipes da Sedeme ao município, para realizarem um levantamento das principais necessidades locais e o mapeamento de onde o programa de energia poderia ser útil.

“Essa é uma iniciativa que nos foi demandada com o objetivo de viabilizar energia a essas comunidades de Ipixuna, que são carentes dessa infraestrutura na região. Nós, prontamente, enviamos nossos técnicos para analisar a situação, resultando agora na autorização para a instalação de redes de energia monofásica e bifásica, que beneficiarão de forma definitiva comunidades produtoras que necessitam deste serviço de forma essencial para sua atividade econômica”, explicou Rafael Teixeira.