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Estudos técnicos do People Mover do Aeroporto de Guarulhos são entregues ao TCU

08.04.2021 | | Notícias do Mercado

Tribunal de Contas da União recebeu no final de março estudos de demanda e técnicos para respaldar sistema de transporte sobre trilhos entre o Aeroporto e a Linha 13-Jade da CPTM

 

O Aeromovel, People Mover oferecido pelo consórcio AeroGRU

Após pleitear mais informações que respaldem a necessidade de implantação de um sistema Automated People Mover (APM) no Aeroporto de Guarulhos, o ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu da Secretaria Nacional de Aviação Civil no final de março estudos que defendem a adoção do Aeromovel, projeto do consórcio AeroGRU, indicado como o mais barato na concorrência.

O pacote de documentos foi providenciado pelo consórcio, que reúne as empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA além da parceria com a Marcopolo Rail, que fabricará os veículos. Um desses estudo foi produzido pela Jakes Associates, uma consultoria americana que atua no segmento de People Mover.

Segundo a empresa, existem hoje 46 sistemas de APM no mundo além de outros em implantação, sendo que o primeiro deles foi implantado há exatos 50 anos, no Aeroporto de Tampa, na Flórida.

A consultoria, como era de se esperar, defendeu o uso do sistema como o mais apto a transportar passageiros entre terminais e também até outras áreas nas imediações dos aeroportos. Ela também afirmou que o sistema pneumático do Aeromovel “oferece várias vantagens distintas e principais em relação ao sistema acionado por cabo”, em referência ao outro concorrente, o GRU Connecta.

“Por exemplo, os sistemas de propulsão pneumática oferecem maior confiabilidade, flexibilidade de rede e custos operacionais e de manutenção significativamente reduzidos em relação aos de cabos. No entanto, existe um contraste mais nítido, observando que o veículo do sistema por cabos é sempre dependente de uma roda guia anexada a ele para uma determinada porção da via”, explicou a Jakes.

Esquema de implantação do People Mover (AeroGRU)

A consultoria explicou que o People Mover pode existir como sistema interno (airside), externo (landside) e que transportaram passageiros para fora da área aeroportuária. Citou como exemplo o SkyTrain, que é capaz de levar 100.000 passageiros por dia no Aeroporto de Phoenix, nos EUA, e que substituiu uma linha de ônibus que atendia estacionamentos e área de aluguel de carros.

“Em termos simples, não há riscos comerciais ou técnicos associados à maturidade do Aeromovel, pois o sistema de propulsão pneumática foi testado e demonstrado por mais de 50 anos”, garantiu.

Para justificar isso, ela aponta que o sistema Aeromovel é desenhado para suportar uma operação de um veículo com até 300 ocupantes e que o sistema de bombeamento de ar é 50% mais potente do que o necessário para mover um veículo com 200 ocupantes.

A redundância do sistema é garantida por um terceiro veículo reserva e que mesmo uma falha numa das “velas” do veículo (placas posicionadas abaixo do vagão no túnel da via) pode ser contornada pelo uso da segunda vela existente. A empresa também minimiza a possibilidade de falhas em outros componentes como freios, motores e válvulas. Além disso, um diferencial do Aeromovel é sua construção modular, por blocos de um quilômetro de extensão.

Sobre a solução atual, com ônibus circulando entre os terminais e a estação, a Jakes foi enfática: “embora esta ‘solução’ tenha sido aplicada por anos, ela provou ser complicada, cara e, em última análise, obsoleta para aplicações aeroportuárias. Trata-se de um serviço inconsistente, com problemas de acessibilidade, imprevisibilidade de rotas de transporte de superfície, transferência e problemas de passageiros com restrições de locomoção, entre outros. Além disso, os sistemas de ônibus circulando nas ruas e rodovias operam completamente à mercê das condições do tráfego local”, afirmou.

O sistema de propulsão ‘push-pull’ do Aeromovel (AeroGRU)

A consultoria ainda ressaltou que “os ônibus têm um dos maiores custos de ciclo de vida de qualquer modo de transporte terrestre. Considerando o custo do motorista, manutenção e combustível, os sistemas de ônibus normalmente excedem os custos do sistema APM semelhantes após apenas 10-15 anos de operação”.

Estudo de demanda

A análise do potencial de demanda de passageiros que poderiam utilizar a Linha 13-Jade em caso de um acesso mais prático e seguro com o People Mover ficou a cargo da empresa GPO, que apresentou um estudo elaborado em janeiro.

Os percursos do ônibus e do People Mover: redução do tempo de espera e de viagem (AeroGRU)

A empresa de projetos utilizou como referência vários estudos da CPTM para uma ligação ferroviária com o aeroporto que foram realizados desde os anos 2000.

Segundo estudo de 2002, cerca de 23% dos usuários do aeroporto teriam interesse em utilizar o Expresso Aeroporto, além de uma parcela dos acompanhantes. Em valores de 2005, isso significaria uma demanda diária de 20.000 pessoas, mas com potencial de atingir 60.000 usuários quando o Terminal 3 estivesse pronto (na época ele ainda estava no papel). Outro estudo feito anos depois e utilizando um software de simulações de viagens, apontou uma demanda maior, de até 200 mil passageiros/dia.

A CPTM também pesquisou o possível interesse pela Linha 14-Ônix, então um expresso até o aeroporto. Mesmo com tarifa similar à do ônibus Airport Service, houve uma percepção de demanda de até 11.500 passageiros/dia num cenário realista.

A GPO então se baseou na média de passageiros utilizando o aeroporto em 2019, antes da pandemia do coronavírus, para estimar que 19% dos 117.814 usuários diários do Aeroporto de Guarulhos poderiam fazer uso da Linha 13-Jade caso o acesso fosse facilitado pelo People Mover, um movimento de cerca de 22.385 passageiros por dia, sem contar aí funcionários e visitantes.

O terminal construído para ser a ligação com o People Mover e a estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM

A empresa também estimou que a demanda estimada de passageiros por hora pico (bidirecional) é de 2.250 usuários em um cenário realista e 4.950 usuários num cenário otimista.

Segundo descrição enviada pelo consórcio AeroGRU, o sistema APM brasileiro terá dois veículos operacionais, um com capacidade para 300 passageiros e outro para 200 passageiros. O tempo de viagem entre a estação da CPTM e o Terminal 3, o mais distante, será de 5,5 minutos com headway (intervalor entre os trens) mínimo de 6 minutos para uma extensão total de 2.730 metros.

Comparado ao serviço de ônibus, o People Mover tem potencial de reduzir o tempo de deslocamentos em até 84% além de oferecer intervalos bem menores – de 6 minutos contra 15 minutos dos ônibus.

A implantação do sistema People Mover depende da mudança do contrato de concessão do governo federal com a GRU Airport, para prever o direcionamento de parte da outorga paga pela empresa para o projeto. Falta, no entanto, convencer o TCU da necessidade e viabilidade da linha no lugar dos ônibus atualmente utilizados.

 

Fonte: MetrôCPTM

Data: 07/04/2021