Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Evento – Frente Nacional de Prefeitos faz parceria com Espanha e Itália em projeto de qualificação de políticas de mobilidade urbana

08.04.2021 | | Notícias do Mercado

Projeto AcessoCidades é cofinanciado pela União Europeia e busca iniciativas para a recuperação das cidades durante e após a pandemia da Covid-19

 

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confederação de Fundos de Cooperação e Solidariedade da Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Associação de Municípios Italianos), fará o lançamento do projeto AcessoCidades no dia 12 de abril de 2021, às 11h.

O evento será transmitido pelo Youtube.

O objetivo da parceria é qualificar as políticas de mobilidade urbana com vistas à recuperação das cidades durante e após a pandemia da Covid-19.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia (UE).

Pelos impactos das medidas restritivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o transporte público mundial atravessa atualmente sua maior crise.

O cenário atual é grave, mas após a pandemia há fortes dúvidas sobre quais serão os principais desafios a ser enfrentados, e de que forma as cidades terão que se organizar.

Algumas tendências estão sendo apontadas por estudiosos, como o trabalho cada vez mais remoto, o aumento do comércio eletrônico e a automação de inúmeras atividades. De uma forma simplista, principalmente no formato atual das cidades brasileiras, em que os escritórios ficam na região central das cidades, com a manutenção do trabalho à distância haverá uma forte redução de demanda para, o que afetará diretamente o transporte público. Isso pode significar, por exemplo, que as cidades se verão diante de um necessário processo de descentralização a ser construído.

Este é apenas um dos pontos que pode ser tema do projeto AcessoCidades, como também aprofundar ideias e troca de experiências sobre outras formas de incentivo a modos de mobilidade que privilegiem o distanciamento social, e ampliem o espaço público reduzindo congestionamentos e melhorando a questão ambiental.

PARCERIA COM A UE

A parceria da FNP com a União Europeia iniciou em 2009, quando foi assinado o projeto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Desde então, vários outros projetos foram executados. Atualmente duas iniciativas financiadas pela União Europeia estão em vigor:

Fortalecer Municípios – apoia cerca de 200 municípios na elaboração de projetos de modernização da gestão administrativa e tributária e aprimoramento do ambiente regulatório das associações de governos locais. Para isso, conta com parceria do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Prazo de conclusão: novembro de 2019.

Fortalecimento da Rede Estratégia ODS – Desde novembro de 2018, FNP está executando em parceria com a Fundação Abrinq, projeto que visa efetivar a implantação dos ODS nas cidades. A meta inicial prevê envolvimento de 30 municípios.

Projeto AcessoCidades

O que é?

Projeto coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália), que visa qualificar as políticas de mobilidade urbana no Brasil a partir da troca de experiências entre cidades e da capacitação de municípios no uso de dados abertos para o planejamento de transportes.

A quem se destina?

O projeto tem como público-alvo gestores públicos e técnicos do nível municipal de cidades brasileiras, espanholas e italianas.

Quando acontecerá?

O projeto tem duração total de 3 anos, entre 2021 e 2023. Quais são as principais atividades? O projeto tem 4 eixos principais de atuação:

  1. Governança: articulação de redes nacionais e internacionais a partir de reuniões e seminários online para troca de experiências entre técnicos e gestores municipais, bem como da realização de visitas técnicas no Brasil e na Europa;
  2. Diagnóstico e capacitação: mapeamento do uso de dados abertos nos municípios brasileiros e oficinas de capacitação do corpo técnico para a geração, abertura, atualização e utilização de dados de transportes para o planejamento municipal;
  3. Planejamento e viabilização de boas práticas: apoio à realização de diagnósticos locais de mobilidade e acessibilidade urbana e à implementação de instrumentos técnicos e políticos de desenvolvimento urbano sustentável;
  4. Engajamento: fortalecimento de espaços de diálogo e participação entre cidades e instituições de pesquisa e inovação, com a organização de um concurso para apresentação de ideias e ferramentas inovadoras para o planejamento e gestão da mobilidade urbana.

Como participar?

Os seminários online para troca de experiências entre cidades são destinados a todos os técnicos, secretários e gestores de mobilidade urbana das cidades brasileiras, italianas e espanholas. Para participar, é só se conectar conosco através do link do Zoom ou do Youtube que será divulgado a cada encontro.

Além disso, o projeto selecionará 40 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes para participarem da capacitação em uso de dados abertos para o planejamento e a gestão da mobilidade urbana. Dentre esses, 10 municípios serão escolhidos para também terem o apoio técnico e político de consultorias de transporte e da FNP no desenvolvimento de diagnósticos de mobilidade e acessibilidade e na aplicação de boas práticas em mobilidade urbana.

Para participar desta seleção, basta preencher o formulário de inscrição, que será divulgado no site da FNP (www.fnp.org.br/) e enviado às instituições parceiras em breve. Dúvidas? Para qualquer dúvida ou com

LANÇAMENTO

O evento acontecerá no dia 12/04/2021, próxima segunda-feira, às 11h (horário de Brasília), e tem duração prevista de 1h30.

No evento, será feita a apresentação do escopo do projeto e das atividades previstas para os próximos três anos, que envolvem a troca de experiências entre municípios, a capacitação em uso de dados abertos para a gestão da mobilidade urbana e o apoio técnico e institucional ao planejamento e implementação de boas práticas em mobilidade e acessibilidade urbana.

Para os brasileiros, basta acessar o link do Youtube (www.youtube.com/watch?v=QKCgPOc0-vw) e conversar conosco pelo chat.

Italianos e espanhóis podem se inscrever na sala do Zoom (cujo link foi enviado via ANCI e CONFOCOS), onde ocorrerá tradução simultânea para o italiano e o espanhol.

Todas as perguntas não respondidas durante o evento serão respondidas posteriormente por email.

Dúvidas? Para qualquer dúvida ou comentário, entre em contato conosco pelo email [email protected].

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 07/04/2021