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Expansão da ferrovia: Obras do viaduto ferroviário ganham corpo

23.02.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Tribuna

Data: 23/02/2023

Os trabalhos de construção dos trilhos da ferrovia estadual começaram a avançar. Segundo a empresa Rumo, os primeiros trabalhos da nova ferrovia de Mato Grosso estão concentrados na construção do viaduto ferroviário sobre a BR-163, que está situado na saída do Terminal de Rondonópolis.

A previsão é que a obra do viaduto seja concluída ainda neste primeiro semestre de 2023. A empresa também informou que prevê a mobilização do canteiro de obras para a construção da ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho até o final deste primeiro semestre.

De acordo com a Rumo, a obra do viaduto que está localizada no km 8 da futura ferrovia conta atualmente com mais de 100 profissionais envolvidos e quase 50 equipamentos mobilizados.

Os trabalhos estão concentrados, no momento, na concretagem dos blocos de coroamento e na fabricação das vigas pré-moldadas, já tendo sido concluídos os aterros para concretagem dos encontros e a cravação das estacas do viaduto.

No geral, a obra está com 63% de avanço físico. A previsão é de que os trabalhos no local sejam concluídos no primeiro semestre de 2023.

A obra de construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde em Mato Grosso teve início oficialmente em novembro do ano passado. A Rumo deverá investir mais de R$ 11 bilhões na obra, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, segundo o informado.

A primeira etapa da obra compreende a construção do viaduto ferroviário de 110 metros de extensão sobre a BR-163, mais precisamente no km 8, seguindo por mais 35 km até as margens do Rio Vermelho, onde será construída uma ponte-férrea de cerca de 1 km de extensão. Essa parte do projeto é importante para a logística de prosseguimento das obras ao longo do trecho traçado, como informou a empresa.

Os contratos visando o começo da construção da linha tronco da ferrovia também devem sair no primeiro semestre deste ano. Essa será a primeira ferrovia estadual e terá 730 quilômetros de trilhos em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde.

As obras contarão com 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores, aproximadamente dois quilômetros de túneis e um total de 108 mil toneladas de trilhos.