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Expectativas para o futuro do setor ferroviário

28.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Terra
Data: 24/11/2022

Sendo o primeiro país da América Latina a ganhar um fundo de investimento internacional para a construção de ferrovias sustentáveis, o Brasil tem a chance de ampliar cada vez mais a sua malha ferroviária.

A expectativa para o desenvolvimento das ferrovias se baseia em viagens mais rápidas, automatização no transporte de cargas, trens com operação remota, ou até mesmo, a manutenção das ferrovias por drones. Esses anseios começaram a sair do papel graças aos avanços tecnológicos, que a cada dia elaboram novas soluções que possuem muitas aplicações, inclusive, dentro do setor ferroviário.

Um dos problemas mais marcantes da sociedade contemporânea, está diretamente ligado ao avanço das mudanças no clima. Por consequência, todo o planeta deve passar por alterações significativas em seu estilo de vida nos próximos anos. Para o setor ferroviário, essa é uma ótima oportunidade de crescimento. Novas tecnologias já estão sendo aplicadas para a modernização desse tipo de transporte, uma delas, são as ferrovias eletrificadas que diminuem as emissões de CO2.

A empresa Wabtec em parceria com os meios acadêmicos e privados, construíram a FLXdrive, primeira locomotiva 100% elétrica movida apenas a baterias. Nos seus primeiros 5 meses de operação totalizando 16 viagens realizadas, a locomotiva reduziu em aproximadamente 10% no consumo de óleo diesel dentro da linha ferroviária americana BSNF Railway. O que corresponde a quase 20 mil litros de diesel economizados, que é equivalente a 50 toneladas de CO2 não emitidas para a atmosfera.

Toda essa movimentação faz com que os custos ferroviários que possuem um viés sustentável, se encontrem em uma posição mais favorável em comparação a permanência da utilização de rodovias. Considerando que o setor rodoviário está se aproximando a cada momento do esgotamento ambiental e econômico, gerando mais problemas do que soluções, devido a emissão de gases, aumento do combustível e superlotação de frotas veiculares em rodovias.

Qual a projeção do setor ferroviário para o Brasil?

Atualmente, cerca de 58% do transporte nacional de cargas é feito por rodovias, já a contribuição das ferroviária chega apenas a 25%. Hoje, o Brasil tem cerca de 30 mil km de ferrovias, das quais apenas 12 mil km funcionam, sendo que, nenhum dos trechos que transportam cargas é elétrico. Contudo, a sustentabilidade aliada à inovação trouxe a oportunidade para dentro do setor ferroviário brasileiro.

Sendo o primeiro país da América Latina a ganhar um fundo de investimento internacional para a construção de ferrovias sustentáveis, o Brasil tem a chance de ampliar cada vez mais a sua malha ferroviária. A expectativa de crescimento do transporte de cargas por trem, é atingir 33% do total para os próximos anos. Dessa forma, com o aumento da contribuição das ferrovias no transporte, os brasileiros possuem uma ótima oportunidade para desenvolver outras áreas que estão diretamente ligadas com a logística de transporte dentro do país.