Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Fábrica de túneis da Linha 2-Verde começa a tomar forma em Itaquera

05.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 02/12/2022

A imensa área que abriga o Pátio Itaquera, do Metrô, também é conhecido por outros pontos de referência como a Arena NeoQuímica, do Corinthians, pela FATEC, além de outros projetos como o Complexo Educacional SESI/SENAI. Mas há uma outra presença importante na região, a fábrica de aduelas da Linha 2-Verde.

É nesse local que serão produzidos os anéis de concreto que formarão os túneis da expansão da Linha 2 até a Penha. O Consórcio CML2, responsável pela operação do tatuzão de 10,6 metros de diâmetro (o maior já feito para o Brasil), já iniciou a montagem dos galpões que abrigarão a fábrica.

Imagens aéreas do canal iTechdrones revelam que a linha de montagem de aduelas ficará localizada ao lado do pátio de manutenção, onde o Metrô possui um galpão de estoque de peças.

Segundo este site apurou, esse depósito será transferido para um novo galpão, que está sendo construído ao lado. Na outra ponta já é possível ver a estrutura de um dos galpões que receberão os equipamentos que moldarão as aduelas, placas de concreto feitas sob medida para formar um anel de oito peças.

Esses conjuntos, que são únicos e identificados, são levados até a tuneladora, que os encaixa à medida que avança com a roda de corte. É preciso ter uma espécie de estoque das aduelas para abastecer o tatuzão e isso deve começar em junho de 2023, quando a fábrica iniciará a produção.

A tuneladora está sendo fabricada na China e deve ser enviada ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem para ser montada no Complexo Rapadura. De lá ela deve dar início à primeira fase de escavações em agosto, segundo confirmou o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

Será a primeira vez no Brasil que duas fábricas de aduelas estarão em atividade simultânea. Além da Linha 2, também a construtora Acciona mantém uma estrutura semelhante para alimentar os dois tatuzões da Linha 6-Laranja, que estão em operação no momento.