Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ferrovia entre Cariacica e Anchieta ficará pronta até 2023

18.09.2020 | | Notícias do Mercado

Prazo. Os 90 km de ferrovia entre Cariacica e Anchieta devem ficar prontos até 2023. É o que calcula o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Este será o primeiro trecho da EF 118, também conhecida como Vitória-Rio. “A nossa expectativa é dar início às obras agora em 2021 e concluir em dois anos. A gente vai ver toda a agenda ambiental, mas, dando início em 2021, será concluída até 2022, no mais tardar em 2023”, apontou Sampaio. (Gazeta)

Contorno. O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Alexandre Porto, espera resolver o impasse sobre a duplicação da BR 101 em Sooretama até o fim do ano. A obra foi descartada pelo Ibama. “O contorno é uma das alternativas, mas acreditamos que é possível ter a licença. Se não for, outra solução de engenharia precisa ser tomada”, declarou. (Tribuna)

Por falar em ferrovia, a primeira locomotiva 100% elétrica da mineração brasileira, movida a bateria, está a caminho do Espírito Santo. Desenvolvida pela Vale, em parceria com a Progress Rail, a locomotiva vai operar na EF Vitória a Minas. (Coluna Beatriz Seixas, Gazeta)

Estratégia. A Petrobras, que já vem fazendo sucessivos anúncios de vendas de campos terrestres e em águas rasas no Espírito Santo, confirmou em comunicado ao mercado que vai vender mais ativos, concentrando foco no pré-sal. A empresa caminha para deixar de operar na Bacia do Espírito Santo, porção que compreende áreas em mar e em terra desde a Grande Vitória até a divisa com a Bahia. A empresa permaneceria apenas no Sul do estado, na porção capixaba da Bacia de Campos. (Gazeta)

Retração. A economia capixaba caiu 12,2% no segundo trimestre, estima o Indicador de Atividade Econômica da Findes. O resultado é pior que a queda de 9,7% no PIB nacional no período. Com o recuo na atividade econômica, o estado retornou ao patamar do terceiro trimestre de 2009. Apesar do cenário adverso, o retorno gradual da economia indica um aquecimento de junho para julho. Os resultados foram positivos para a produção industrial (28,3%), o volume de vendas do comércio varejista ampliado (5,2%) e o volume de serviços (2,2%), medidos pelo IBGE. (Coluna Mundo Business, Folha Vitória)

Cris Samorini, presidente do Sistema Findes: “Já percebemos que há avanços no terceiro trimestre, que começou com uma economia mais aquecida. Alguns setores, como o moveleiro, estão até realizando contratações para atender a demanda crescente. Além disso, temos projetos e investimentos de grandes empresas, como Garoto, Biancogrês, TVV, Cacique, Karavan e o retorno da Samarco. Vemos um cenário positivo”. (Coluna Beatriz Seixas, Gazeta)

Dúvidas. O leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de saneamento de Cariacica, que deveria ocorrer em setembro, foi adiado para 20 de outubro. O motivo foram os mais de 500 questionamentos levantados por empresas interessadas no certame, além de dois pedidos de impugnação do edital. Algumas das perguntas enviadas à Cesan dizem respeito às mudanças do novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho. (Gazeta)

Ampliação. Quinto maior grupo hospitalar do país e líder no Espírito Santo, a Rede Meridional prevê novos investimentos no estado. Até o final deste ano, serão investidos R$ 6 milhões no Meridional Serra para expandir a estrutura física da unidade e aumentar sua capacidade. (Coluna Beatriz Seixas, Gazeta)

 

Fonte: Em Suma

Data: 16/09/2020