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Ferrovia entre Paraná e Mato Grosso do Sul passará por 49 cidades; entenda o projeto da Nova Ferroeste

19.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 19/05/2022

Entre 18 e 27 de maio, serão realizadas no Paraná sete audiências públicas para apresentação dos estudos de impactos ambientais da construção da Nova Ferroeste.

A obra prevê a ligação por trilhos de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu que permitirá a captação de carga do Paraguai e da Argentina.

Segundo a Ferroeste, a nova ferrovia vai passar por 49 cidade, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná.

Confira os detalhes da obra.

Como vai funcionar?

 

De acordo com o projeto, a Nova Ferroeste vai ligar por trilhos Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Também há previsão da construção de um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu que vai permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina.

Serão 1,3 mil quilômetros de trilhos, e a nova ferrovia vai passar por 49 cidades.

O objetivo da obra, segundo a Ferroeste, é escoar a produção de Mato Grosso do Sul por trens até o Porto de Paranaguá.

Quanto vai custar e como será a exploração?

 

O custo total da obra é estimado em R$ 29,4 bilhões. O empreendimento da nova Ferroeste deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo trimestre de 2022, de acordo com o governo do Paraná. Ainda não há data para o início dos trabalhos.

O vencedor do leilão poderá executar a obra e explorar o trecho por 70 anos.

Os estudos de viabilidade, conforme governo do estado, apontam a circulação de cerca de 38 milhões de toneladas de grãos e contêineres refrigerados no primeiro ano de operação.

Como é atualmente?

Série Novos Trilhos mostra como é o transporte entre a região oeste e o Porto de Paranaguá

Construída entre 1880 e 1885, a atual Ferroeste parte de Cascavel e vai até Paranaguá.

Estudos sobre o projeto para a construção da Nova Ferroeste, detalhado pelo Governo do Paraná, afirmam que com a ferrovia atual, um trem carregado com grãos ou proteína animal leva cinco dias para percorrer 600 quilômetros entre a região Oeste e o Porto de Paranaguá.

Hoje, os trens andam em uma média de velocidade que varia entre 15 e 30 km/h e podem ter até 80 vagões.

Além disso o custo de transporte fica em torno de R$ 0,33 por km/tonelada.

O que muda?

 

De acordo com a pesquisa, com a nova ferrovia, a promessa é diminuir essa viagem para 20 horas e baratear os custos com transporte.

Com a nova infraestrutura os trens poderão andar a uma média de 80 km/h e carregar até 160 vagões.

Quais as cidades onde passará a Nova Ferroeste?

  1. Maracaju MS
  2. Itaporã MS
  3. Dourados MS
  4. Caarapó MS
  5. Amambai MS
  6. Iguatemi MS
  7. Eldorado MS
  8. Mundo Novo MS
  9. Goioxim PR
  10. Candói PR
  11. Cantagalo PR
  12. Marquinho PR
  13. Laranjeiras do Sul PR
  14. Nova Laranjeiras PR
  15. Guaraniaçu PR
  16. Campo Bonito PR
  17. Guaíra PR
  18. Guarapuava PR
  19. Terra Roxa PR
  20. Inácio Martins PR
  21. Nova Santa Rosa
  22. Irati PR
  23. Maripá PR
  24. Fernandes Pinheiro PR
  25. Assis Chateaubriand PR
  26. São João do Triunfo PR
  27. Toledo PR
  28. Palmeira PR
  29. Tupassi PR
  30. Porto Amazonas PR
  31. Cascavel PR
  32. Balsa Nova PR
  33. Santa Terezinha de Itaipu PR
  34. Lapa PR
  35. São Miguel do Iguaçu PR
  36. Contenda PR
  37. Medianeira PR
  38. Araucária PR
  39. Matelândia PR
  40. Mandirituba PR
  41. Vera Cruz do Oeste PR
  42. Fazenda Rio Grande PR
  43. Céu Azul PR
  44. São José dos Pinhais PR
  45. Santa Tereza do Oeste PR
  46. Morretes PR
  47. Catanduvas PR
  48. Paranaguá PR
  49. Ibema PR

Como participar das audiências públicas?

 

Os encontros serão presenciais e virtuais, com possibilidade de acompanhamento a distância via site lançado pelo do Governo do Estado exclusivamente para as audiências.

Em Guaíra, Cascavel, ParanaguáSão José dos PinhaisGuarapuava e Irati será possível acompanhar as reuniões presencialmente.

Os impactos ambientais da obra

 

O estudo apresentado, segundo o governo, foi conduzido por uma equipe multidisciplinar com 150 pessoas da Fipe, responsável pela coleta e análise dos dados. O relatório tem dados referentes a ruído, formação das cavernas e vida animal na extensão do futuro projeto.

Conforme o governo, a legislação prevê entre 0,1% e 0,5% do valor total do empreendimento para Unidades de Conservação interceptadas e influenciadas pela obra. O valor gira em torno de R$ 143 milhões em compensações ambientais.

Ainda conforme detalhamento, o dinheiro da compensação ambiental pode ser destinado a regularização de reservas legais, recuperação de áreas degradadas, ou no desenvolvimento de Planos de Manejos e Zoneamentos Ecológicos-Econômicos.

Também pode haver destinação de parte dos valores para apoio a pesquisas acadêmicas e implantação de programas de educação ambiental e turismo ecológico para a formação de mão de obra para potencializar a área, além da promoção das culturas dos povos tradicionais do Litoral.