13.06.2022 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: Rádio Uirapuru Data: 13/06/2022
A cidade de Passo Fundo possui uma forte conexão com o sistema ferroviário em sua história. Em décadas passadas, quando o transporte por rodovia era limitado e lento, a cidade convivia com os trens passando pelo centro e indo até a Gare, trazendo cargas, pessoas e progresso.
Com o passar do tempo este cenário mudou, mas Passo Fundo ainda possui uma importante linha férrea que traz, principalmente, combustível. Agora, um movimento, através do Governo do Paraná, está acontecendo e pretende trazer a Ferrovia Ferroeste até muito perto da cidade, em Chapecó-SC.
No último sábado (11) uma reunião sobre a vinda desta ferrovia também até a cidade ocorreu no Sindicato Rural de Passo Fundo. A reunião contou com a participação de lideranças, destacando o Senador Luiz Carlos Heinze e o ex-minsitro da Agricultura Francisco Turra.
Em entrevista na Uirapuru o Senador Heinze explicou que o projeto do Paraná está pronto, ligando a ferrovia desde o Mato Grosso do Sul até Cascavel-PR e Chapecó-SC. Heinze explicou ainda que no ano passado foi incorporada a rota que liga Passo Fundo, Erechim e Nonoai até Chapecó, integrando então a grande ferrovia.
No entanto, ainda não há um projeto pronto para esta nova rota que incluiria Passo Fundo. Agora, diferentes setores do agro estão se reunindo no Estado para contratar a mesma empresa que fez o projeto do Paraná para realizar este trabalho na linha de Passo Fundo.
O Presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Carlos Alberto Fauth, avaliou que este projeto de infraestrutura para trens está levando economia e facilidade para o transporte dos alimentos. Cargas da produção de Passo Fundo, que é uma referência nacional de preços de soja, poderiam chegar rapidamente ao destino e alavancar a economia regional.
O Ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, classificou a iniciativa como fantástica. Disse que o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por não poderem trazer milho de uma forma mais barata, estão perdendo muito espaço de mercado. A ferrovia, chegando na região, poderia mudar este quadro. O agro vai entrar com força, vai investir recursos e tornar o projeto uma realidade, explicou Turra.