Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ferrovia Norte-Sul não é prioridade no Rio Grande do Sul

17.06.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Folha do Mate
Data: 16/06/2021

Lideranças políticas e empresariais do Rio Grande do Sul se reuniram durante uma videoconferência na terça-feira, 15, para discutir o plano de investimentos do governo federal na expansão da malha ferroviária.

No encontro, o diretor de Transporte Rodoviário do Ministério da Infraestrutura, Ismael Trinks, admitiu que a construção do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul não é prioridade para o governo federal. Segundo Trinks, os investimentos no curto prazo estão concentrados na prorrogação antecipada da Malha Sul, com a recuperação de trechos que hoje estão abandonados.

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS) e o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) ressaltou que a opção do Ministério da Infraestrutura pela recuperação de ramais já existentes não vai diminuir a mobilização e a vontade dos gaúchos em ter uma ligação ferroviária até o Porto de Rio Grande.

“Levamos anos discutindo o traçado. Isso é uma questão política. Não podemos deixar esse projeto abandonado. Temos 79 novas indústrias se instalando no Estado e outros tantos projetos para os próximos anos”, reforçou secretário de Desenvolvimento Econômico doestado, Edson Brum Brum.

Já o senador Heinze afirmou que está trabalhando para pautar no Senado o projeto que pretende destravar R$ 25 bilhões em investimentos na malha ferroviária nacional.

Prorrogação antecipada

A chamada prorrogação antecipada da Malha Sul prevê um contrato aditivo de mais 30 anos do contrato de concessão atual, estabelecendo a obrigatoriedade de investimentos em segurança e aumento da capacidade de cargas. Sem essa antecipação, o programa de investimentos somente começaria a valer a partir de 2027 na hipótese de uma nova concessão. A gerente de planejamento da Rumo, Giane Custódio, disse que esse trabalho está fase de elaboração do caderno de demandas, onde é feito o estudo do volume de cargas na malha sul.