Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ferrovia Norte Sul: terminal de Porto Franco (MA) segue sob gestão do Grupo Mitsubishi por mais 15 anos

09.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Blog O Estado
Data: 06/09/2022

O terminal ferroviário de Porto Franco, no Maranhão, continuará sendo administrado pela Agrex do Brasil, empresa do segmento agrícola subsidiária do Grupo Mitsubishi, pelos próximos 15 anos. O leilão de concessão da área, às margens da Ferrovia Norte-Sul (FNS) ocorreu nessa segunda-feira (5) e é parte das atividades do Setembro Ferroviário, mês dedicado à entregas voltadas para esse tipo de transporte.

Com a assinatura do contrato de concessão de uso, que deve ocorrer em outubro, a empresa dará continuidade às operações do terminal pertencente à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., iniciadas em 2005. Denominada de Lote 4, a área é destinada à armazenagem e movimentação de granéis sólidos agrícolas e tem 37.073,24 metros quadrados.

A concessão dessa área tem o propósito de manter o pátio de Porto Franco (MA) como um polo de carga de destaque na operação de transbordo ferroviário, contribuindo para reduzir o custo logístico na exportação dos grãos de parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

FNS

Iniciada em 1987, a construção da FNS previa um traçado inicial que previa uma extensão de aproximadamente 1.550 quilômetros, de Açailândia (MA) a Anápolis (GO), atravessando os estados do Maranhão, de Tocantins e Goiás. O terminal de Porto Franco (MA) está localizado no tramo norte da ferrovia, trecho subconcedido à VLI em 2007.

A estruturação e concessão de áreas de terminais é uma das principais diretrizes de negócios da Valec. Nos últimos dois anos, a estatal promoveu três leilões e cinco consultas públicas dentro do Programa Terminais Inteligentes