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Ferrovia reforça conexão entre Espírito Santo e Minas Gerais

21.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Tribuna Online
Data: 17/11/2022

A VLI, uma das maiores transportadoras de cargas do Brasil, movimentou mais de 25 milhões de toneladas pelos portos e ferrovias do Espírito Santo em 2021. Para esse ano, a companhia já dispõe de 215 vagões novos e exclusivos para o atendimento do fluxo de celulose solúvel do cliente LD Celulose.

Utilizando uma rota que envolve a Ferrovia Centro-Atlântica (concessão operada pela VLI) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), a carga sai do Triângulo Mineiro, na planta industrial localizada em Indianópolis, em direção à Portocel e que integra o sistema portuário do Espírito Santo. Com duração de 30 anos, o contrato entre VLI e LD Celulose, foi firmado em 2021, e resultou em investimentos de R$ 400 milhões por parte da VLI, incluindo também a aquisição de nove locomotivas. A previsão anual é movimentar 500 mil toneladas.
A operação de transporte de celulose solúvel permite levar o material por uma distância de aproximadamente 1.400 quilômetros, 100% por ferrovia. Os vagões foram desenvolvidos na fábrica da Randon, em Araraquara (SP). “O novo fluxo da LD Celulose é um exemplo de como nosso sistema integrado, que se beneficia da sinergia da FCA com a EFVM, tem potencial para desenvolver novos negócios e contribuir ainda mais com a movimentação portuária e o crescimento econômico do Espírito Santo”, destaca Anderson Abreu, Gerente-geral de Relações Institucionais da VLI.

Fomento

Uma iniciativa em andamento e que pode fortalecer ainda mais a conexão entre Espírito Santo e Minas Gerais é o fomento do agronegócio na área de influência da FCA. O LabCerrado, desenvolvido pela Embrapa Cerrados e VLI, tem como foco uma área cultivável potencial de 7 a 10 milhões de hectares. Iniciado este ano no Noroeste de Minas Gerais, leste do Goiás e no Tocantins a proposta pode gerar receita para regiões produtoras e beneficiar o Espírito Santo, que veria aumento do movimento de seus portos.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Ricardo Pessanha, o fomento a novas áreas agricultáveis no Noroeste de Minas Gerais, através do Programa LabCerrado, é de grande importância para a logística ferroviária e portuária do Espírito Santo, que será a rota natural para o
escoamento dos grãos.
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, ressalta que o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais passa pelo agronegócio, responsável por 22,6% do PIB mineiro e em crescimento.
“Na agropecuária temos a perspectiva de nos desenvolvermos de forma sustentável. Sempre fomos referência na introdução de tecnologias. Minas é o local ideal para lançarmos programas como LabAgroMinas (parceria entre o BDMG e a Embrapa Cerrados), LabCerrado e fazermos uma revolução para oferecer alimento em quantidade e qualidade”, pontua.
Na opinião do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, engenheiro agrônomo e indicado pela segunda vez ao Prêmio Nobel da Paz, em 2022, por sua liderança na revolução agrícola tropical sustentável, para colher todos os resultados do imenso potencial do Noroeste de Minas Gerais, é preciso que outros processos caminhem. “Uma grande pendência neste sentido é a renovação da concessão da FCA, ainda em curso”, observa.

VLI NO ESPÍRITO SANTO

O litoral capixaba e a conexão com a ferrovia são partes importantes de um sistema logístico multimodal que atende dezenas de clientes de vários setores (siderurgia, mineração, papel e celulose, grãos e fertilizantes etc.).

Volume total 2021 (Ferrovia e Porto): 25 milhões de toneladas

850 empregos

Cerca de 40% de todas as cargas movimentadas pela VLI no Brasil passam pelo corredor Centro-Leste, responsável pela conexão ES e MG. O sistema logístico ferroviário do corredor conta com a sinergia entre a FCA, concessão operada pela VLI, e a EFVM, concessão da Vale e por meio da qual a VLI transporta carga geral.
A VLI tem operações de carga e descarga de produtos em quatro terminais no Espírito Santo:

Terminal de Produtos Diversos (TPD)

Com 2 berços, 8 armazéns e 2 silos, ativo é essencial para o agronegócio. Além de exportar grãos, o ativo recebe o fertilizante importado e o transporta pela FCA para atender a 40% do ES, 30% de MG e 15% de GO.

Terminal Portuário Praia Mole (TPM)

Com 2 berços e 900 mil toneladas de armazenagem, a VLI atende as principais siderúrgicas instaladas no ES e MG.

Terminal de Granéis Líquidos (TGL)

Com 1 berço, VLI distribui combustível de Vibra (BR), Raízen, Ipiranga, Alesat e Petróleo Brasileiro (produtos abastecem o estado)

Portocel – Operação para clientes
A movimentação para Cenibra, Suzano e ArcelorMittal foi de mais de 2.5 milhões de toneladas em 2021.

RENOVAÇÃO FCA

A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.