Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Fiems participa de articulação para viabilizar logística ferroviária entre Bolívia e MS

01.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: O Progresso
Data: 30/07/2022

Com a proposta de fomentar negócios entre Mato Grosso do Sul e a Bolívia e também baratear os custos de logística, o grupo de empresários de Corumbá apoiado pela Fiems, pelo CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) e por uma equipe técnica da Ferrovia Oriental da Bolívia, foi recebido ontem (29/) para duas reuniões estratégicas na Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Famasul.

A pauta teve início em junho, quando o grupo partiu em missão rumo a Salta, na Argentina, passando pela Bolívia, para conhecer as potencialidades do uso da ferrovia para reduzir os custos no transporte de produtos e promover mais competitividade nas negociações.

Para o vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira da Costa, viabilizar o uso da ferrovia é uma estratégia para ampliar os negócios e promover mais investimentos para o Estado. “Na viagem, tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura da Ferrovia Oriental, temos como operar entre os dois países e essa alternativa possibilita que o valor do transporte seja reduzido consideravelmente, isso é um ganho muito grande para Mato Grosso do Sul”, pontuou.

Na Semagro, o grupo foi recebido pelo secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Verruck, que reforçou o bom relacionamento comercial entre o Estado e a Bolivia. “Viabilizar esse acesso exige um processo que não depende somente do Governo do Estado. Temos uma ótima relação comercial com a Bolívia e essa proposta com certeza intensificaria o volume de cargas e negócios. O primeiro passo é levar a pauta até a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), depois seguir com a proposta. Nossa secretaria está de portas abertas para debater o assunto”, disse.

Representando a Ferrovia Oriental, o gerente de Relações Externas, Angel Sandóval Salas, apresentou as potencialidades da empresa e o interesse em operar no Estado. “A Ferrovia Oriental é uma empresa muito estruturada, atualmente são 1244 km de malha em pleno funcionamento que atual desde Corumbá até Yakuiba, na Bolívia. A proposta é viabilizar a operação da ferrovia do Estado, para ampliar a logística e tornar ainda mais viável a negociação com o Brasil”, comentou.

Como uma das principais estratégias para a operação é a negociação de fertilizantes, a segunda reunião do dia foi com o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni. Durante a conversa foram apresentados os principais negócios que o Estado tem atualmente com o mercado internacional e as demandas a serem atendidas. “A facilitação do comércio e transporte destes produtos entre MS, Bolívia, Argentina e Chile é um grande diferencial para o Estado, somos totalmente a favor do livre comércio entre os países”, ressaltou o líder .

Presente na reunião, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques comentou que esse é mais um passo importante para desenvolver novos negócios e colocar o município e o Estado em destaque nas negociações com o comércio internacional. “Os representantes da Ferrovia Oriental estão aqui junto com Corumbá para viabilizarmos alternativas, principalmente no transbordo de cargas, pois estamos na fase de prospecção de produtos para serem exportados e importados pela ferrovia, para proporcionar maior competitividade de exportação como do aço e fertilizantes”.

A partir destas reuniões o grupo irá elaborar um documento oficial com as propostas para viabilizar a operação e encaminhará as instituições para inicio do projeto.