Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Futura estação Tiquatira pode receber integração com a ‘Linha 23-Limão’

03.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 23/02/2022

Conhecida também como “Arco Norte”, a Linha 23-Limão teve seu traçado alterado na região leste. A nova linha ainda não tem previsão para sair do papel.

A expansão da rede metroferroviária não é uma tarefa simples. Atender as diversas regiões da cidade com um transporte de qualidade, confortável e seguro requer mais do que investimentos vultosos e refinada engenharia. Pensar nos traçados, na inserção urbana e na maneira de interação das novas linhas com a rede existente é fundamental para o sucesso de um novo ramal.

Dentre os novos trechos que estão em etapa inicial de concepção se destaca a Linha 23. Outrora nomeada como Linha 23-Magenta, atualmente sua classificação por cor apareceu recentemente como Linha 23-Limão.

Este tramo da rede metroviária é também conhecido por seu outro nome, o Arco Norte. Sua função no sistema é criar uma ligação perimetral com as linhas da zona norte de São Paulo. Originalmente a linha partiria da antiga estação Dutra (projeto revisto) que se localizava ainda no município de São Paulo e faria integração com as linhas 2-Verde e 19-Celeste.

A Linha 23 passaria ainda pela estação Santana da Linha 1-Azul, pela antiga estação Casa Verde da antiga Linha 16-Violeta (projeto revisto), na estação Freguesia do Ó na Linha 6-Laranja e terminaria na estação Lapa se integrando com as Linha 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda (projeto revisto), e 20-Rosa.

Considerando as revisões no planejamento da rede com a alteração da localização da estação Dutra de São Paulo para Guarulhos e da mudança da Linha 16-Violeta, que agora atenderá a Zona Leste, aparentemente foi necessário rever o posicionamento da Linha 23-Limão no sistema.

Em uma apresentação acerca da comunicação visual das linhas do Metrô de São Paulo realizada na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária sobressalta-se uma imagem bastante peculiar que indica que a Linha 23-Limão passou por uma alteração de traçado.

No trecho da apresentação é possível observar que na futura estação Tiquatira estão presentes quatro linhas. A Linha 2-Verde que está em fase de expansão e se integrará com as linhas 12-Safira e 13-Jade quando for estendida para a região central de São Paulo. A novidade fica com uma linha de tonalidade verde claro que parte de Gabriela Mistral e passa pela estação Novo Mundo.

A Linha 23-Limão, no entanto, está em estágio inicial de concepção onde apenas são apresentados traçados e estações de forma que seja possível visualizá-la globalmente. Infelizmente o mapa completo da linha não está disponível nas plataformas do Metrô, o que torna a averiguação das mudanças restritas apenas a esta região.

Fato é que o planejamento da rede metroferroviária é dinâmico e está sujeita a alterações, expansões e supressões de trechos. A realização de levantamentos técnicos como a Pesquisa Origem Destino são importantes para a coleta de insumos que subsidiarão o planejamento da rede de transportes.

Muito em breve o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU) para o horizonte de 2040 deverá ser finalizado, o que possibilitará a apreciação mais técnica e atualizada das mudanças propostas para a rede futura.