Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo de São Paulo faz acordo com concessionária para viabilizar Trem Intercidades

03.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte CBN Campinas
Data: 29/09/2022

O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira que fez um acordo com a concessionária responsável pelo transporte ferroviário de cargas, a Rumo Logística, para viabilizar a implementação do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas, Jundiaí e São Paulo.

A ideia é permitir uma separação de pistas na chegada a São Paulo, para criar uma via que seja exclusiva para o transporte de passageiros.

A anuência, ou seja, o consentimento, foi assinado pela presidência da Rumo e pela vice-presidência regulatória e institucional da empresa.

Assim, a concessionária reconhece a necessidade do uso de bens vinculados à malha ferroviária paulista para viabilizar o Trem Intercidades e também autoriza a criação de vias segregadas de passageiros e de cargas entre Jundiaí e Campinas.

O objetivo do governo é resolver ainda este ano a questão burocrática, para que as obras possam começar no primeiro semestre de 2023.

Nos últimos três anos, o Estado elaborou e concluiu todos os estudos técnicos para implementação do Trem Intercidades.

O projeto vai ser executado por meio de Parceria Público-Privada com investimento estimado de R$ 10 bilhões para transporte de passageiros entre a Grande São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas.

A PPP prevê a construção, operação e manutenção dos serviços do Trem Intercidades, além da melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7?Rubi da CPTM de São Paulo até Jundiaí.

Com o aval da Rumo, falta apenas a formalização do convênio por parte do Ministério da Infraestrutura para lançar o edital de concorrência do Trem Intercidades.