Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Governo Federal prepara documentos para iniciar em maio consulta pública para conceder a FIOL

17.04.2018 | | Não categorizado

O governo federal prepara os detalhes finais para apresentar, ainda em maio, consulta pública para a concessão da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste Leste), no trecho entre Ilhéus e Caetité (BA). A expectativa é realizar ainda este ano a concessão.

Com as obras iniciadas no começo desta década, o trecho da ferrovia tem cerca de 537 quilômetros, sendo que 72% de avanço físico nas obras. Os trabalhos, no entanto, estão praticamente paralisados por falta de recursos, entre outros problemas.

Além desse trecho, o governo avalia se permite ao vencedor da concessão, num prazo previamente especificado, fazer por conta e risco uma segunda etapa da obra até Bom Jesus da Lapa (BA), onde o governo já construiu a ponte para passar pelo Rio São Francisco. Esse pedaço de cerca de 200 quilômetros fazia parte de uma segunda etapa da FIOL que iria até Barreiras (BA), mas que foi paralisada praticamente em seu início.

O governo quer deixar como opção fazer a concessão até Bom Jesus para aumentar a capacidade de carga da via. Além das cargas da região de Barreiras, poderiam ser captadas, por meio de transporte rodoviário, cargas de cidades do norte de Minas Gerais.

Se a concessionária não construir num determinado prazo, o trecho entraria em outra concessão posterior, já que a intenção é ligar à FIOL à FNS (Ferrovia Norte-Sul) e, em seguida, construir a FICO (Ferrovia de Integração do Centro Oeste).

Fonte: Agência iNFRA
Data: 16/04/2018