Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo Federal reconhece melhores práticas ambientais ligadas à infraestrutura de transportes

21.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: MINFRA
Data: 20/10/2021

Sete projetos ligados à infraestrutura de transportes tiveram reconhecimento do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, pelas boas práticas em gestão socioambiental. Os vencedores do Prêmio Via Viva 2021 foram anunciados nesta quarta-feira (20) durante o segundo dia da 5ª edição do Via Viva – Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transporte, cujo tema é “Investimento Verde e Resiliência”.

A apuração do vencedor do Prêmio Via Viva 2021 tem como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental e tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, devendo servir de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.

PUBLICAÇÃO – Como forma de consolidar a importância da discussão sobre o tema, o Ministério da Infraestrutura realiza, anualmente, chamada pública para submissão de trabalhos científicos com a temática do Via Viva do respectivo ano. A iniciativa proporciona uma significativa oportunidade para profissionais e especialistas compartilharem e divulgarem estudos e experiências existentes no país.

“Novos resultados e ideias virão a contribuir para um melhor conhecimento da temática e para a formação de uma base conceitual pelos profissionais do setor”, afirmou a subsecretária de Sustentabilidade do MInfra, Larissa Amorim. A edição digital do Livro Via Viva 2021 já está disponível no site do evento.

Confira os vencedores do prêmio:

Categoria Aeroportuária

Grupo C-IV – Aeroporto Internacional De Salvador;

Grupo C-III, Aeroporto Internacional De Manaus;

Grupo C-I, Aeroporto De Macaé.

Categorias Portuárias

Porto público: Porto de Itajaí;

Terminal de uso privado – Tup: Terminal Marítimo De Ponta Da Madeira;

Categoria Rodoviária e Ferroviária

Rodoviária: Transbrasiliana Concessionária De Rodovia S.A.

Ferroviária: Estrada De Ferro Carajás.