Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Governo garante que até final do ano serão retomadas as obras da Fiol e iniciar Porto Sul

23.03.2018 | | Não categorizado

O governador Rui Costa (PT) se reuniu na tarde desta terça-feira (20) com executivos de duas grandes empresas chinesas que formam o consórcio com a Bahia Mineração para a construção do Porto Sul e Ferrovia Oeste – Leste (Fiol). A pauta foi os ajustes para retomada da Ferrovia Oeste – Leste e início das obras do Porto Sul em Ilhéus.

Na reunião que ocorreu na Governadoria em Salvador estiveram presentes além dos representantes das empresas chinesas, CREC e CCCC, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. As empresas chinesas, ainda, estarão atuando com a Bahia Mineração na exploração da mina de ferro em Caetité, sudoeste do estado.

Um grupo de 11 executivos das respectivas empresas chinesas estiveram visitando a Mina de Ferro em Caetité e as obras paralisadas da Fiol. Em entrevista o governador deixou claro que alguns ajustes estão sendo realizados para que as obras voltem com força total até final do ano e que é de interesse de ambos os lados, empresas chinesas e governo, que recomecem as obras e iniciem o Porto Sul.

O governador afirmou à imprensa que: “Nos reunimos com o consórcio formado por empresas chinesas que estão se preparando para disputar o leilão [da Fiol], que o governo federal deve publicar ainda esse ano. A minha expectativa é de que possamos ter uma solução definitiva sobre esses dois empreendimentos [Fiol e Porto Sul] ainda em 2018. Estamos dando os últimos passos e fazendo ajustes para que, no início de 2019, possamos fazer a retomada da obra da ferrovia e o início rápido e consistente do Porto Sul. Daremos um passo expressivo para o desenvolvimento da Bahia e levaremos ao interior do estado uma infraestrutura capaz de acelerar o crescimento e a oportunidade de emprego para o nosso povo” disse o governador.

Uma das metas desta reunião com visitas às obras e demonstrativo de importância de cada uma delas, segundo o presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, é apresentar aos membros do consórcio que estão vindo de outro país investir no estado toda a capacidade e grande potencial de cada uma delas.

Fonte: Tudo Bahia
Data: 21/03/2018