Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

“Infraestrutura é alavanca para o crescimento do Brasil”, diz ministro no evento Painel 2020

19.11.2020 | | Notícias do Mercado

Secretaria Natalia Marcassa apresentou balanço da pasta de Infraestrutura

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e outras autoridades do governo participaram nesta terça-feira (17/11) do Painel 2020- Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. O evento, que nessa edição ocorre virtualmente pelo canal do Instituto Besc no Youtube, vai até amanhã, das 9h às 14h, e debate propostas e soluções para apoiar as políticas de governo.

“A infraestrutura é a alavanca para o crescimento do Brasil. O mercado tem perspectivas de investimentos e boas taxas de retorno. O investidor virá. Temos tudo para trazê-los, como tradição de respeito a contratos, portfolio e excelentes ativos, que conseguem responder aos riscos”, afirmou o ministro. Ele comentou ainda sobre a necessidade de ter regulação e um novo olhar para a escolha de dirigentes das agências reguladoras, que, em sua visão, precisam ter capacidade de dar resolução a problemas complexos.

Já a secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, disse que a expectativa é que o primeiro semestre de 2021 seja muito forte em investimentos em ativos. “A projeção é que sejam R$ 60 bilhões de investimentos e um milhão de empregos, com obras em rodovias, como a Nova Dutra, arrendamentos portuários e aeroportos”, informou a secretária.

No segundo painel do evento, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacou o aumento de 4% da movimentação de cargas nos portos, entre janeiro e agosto, impulsionado pela exportação de commodities. “Temos que pensar em um momento de crescimento da economia pós-crise, planejando a infraestrutura anos à frente e projetando investimentos”, refletiu.

O Painel 2020 é realizado anualmente pelo Instituto Besc e tem apoio institucional da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), entre outras entidades. “O fórum é um importante espaço de troca de informações que reúne governo, academia e iniciativa privada. Juntos, conseguimos avaliar e propor soluções para o país”, avalia o Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa.

 

Fonte: Portos Privados

Data: 17/11/2020