Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Inovação e sustentabilidade na ferrovia

19.02.2021 | | Notícias do Mercado

Passagens em nível poliméricas da Wise atendem a altos padrões de resistência e durabilidade, além de serem 100% ecológicas

 

Passagem em nível polimérica da Wise

Wise – Referência no segmento de dormentes de plástico, a Wise diversificou seu portfólio ferroviário ao lançar um novo produto: a passagem em nível (PN) polimérica para uso em trechos próximos a áreas rurais. O primeiro protótipo foi desenvolvido ao longo de 2018 para aplicação em ferrovia de bitola métrica, na altura do município de Conselheiro Pena, no Espírito Santo. Após a instalação e período de testes, o produto foi aprovado em meados de 2019. Em 2020, foram 10 conjuntos de PN Rural entregues ao setor ferroviário.

“A passagem em nível polimérica pode ser instalada sobre dormentes da própria via, sejam eles de madeira ou de concreto. Além de ser uma opção economicamente viável, o produto dá ao operador a possibilidade de intervenções sem a necessidade de substituição da PN, pois sua montagem e desmontagem são muito práticas. Outra vantagem é a sua vida útil, que é superior a 20 anos”, garante o gerente comercial da Wise, Eric Vale, acrescentando que o produto está em fase de aprovação e homologação em mais de uma ferrovia.

Fabricada a partir de compostos poliméricos reciclados, a passagem em nível da Wise também pode ser instalada no meio urbano ou produzida especificamente para o uso de pedestres. O produto entrou no portfólio ecológico da empresa, que é especializada em transformar plásticos em soluções de engenharia para diferentes segmentos da indústria.

O setor ferroviário, no entanto, está no centro da bandeira sustentável da Wise. Segundo Eric, a empresa está focada mais do que nunca no desenvolvimento de produtos poliméricos que atendam às necessidades das operadoras de ferrovia, considerando principalmente o atual cenário de renovações dos contratos de concessões. “Queremos identificar oportunidades de desenvolvimento de novas soluções em polímeros que atendam as especificidades das ferrovias, como é o caso da passagem em nível. O objetivo, portanto, é ter nossos produtos amplamente instalados nas principais ferrovias brasileiras já a partir desse ano”, comenta o gerente.

Produtos ecológicos

No conjunto de inovações da Wise, os dormentes de plástico são o carro-chefe. Foram mais de 250 mil unidades fornecidas para diversas ferrovias, desde 2007 (ano de fundação da empresa). A Wise também tem histórico de fornecimento de dormentes poliméricos de Aparelhos de Mudança de Via para o segmento metroviário nos últimos anos. Inerte, impermeável, 100% reciclado, reciclável e com vida útil superior a 20 anos, o produto também gera impacto ambiental positivo.

“A cada quilômetro de linha férrea onde os dormentes da Wise são aplicados, poupamos 750 árvores adultas de serem derrubadas”, ressalta Eric, que admite haver certos paradigmas que, segundo ele, precisam ainda ser superados no mercado. “Temos avançado positivamente junto aos nossos clientes na comprovação de que o polímero é uma alternativa plenamente viável frente às demais soluções tradicionais no mercado”.

Para mais informações sobre o portfólio ecológico da Wise, o contato é [email protected]

 

Fonte: Revista Ferroviária

Data: 18/02/2021