Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Inscrições para o IFES estão abertas

29.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Data: 29/09/2022

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com as matrículas abertas para o curdo de Manutenção de Sistemas Metroferroviários. O curso aborda três grandes áreas: civil, elétrica e mecânica, aplicadas à área ferroviária.

Ao terminar, o aluno estará apto a inspecionar e analisar falhas. Supervisionar montagem, fabricação e manutenção de vagões e locomotivas; além de diversas outras habilidades. O curso conta com vários laboratórios para melhor aprendizagem dos alunos.

Perfil do Profissional

O Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários será habilitado para:

– Planejar, controlar e executar atividades relativas à manutenção mecânica nos níveis preventivos, preditivos e corretivos em componentes de vagões, locomotivas e máquinas metroferroviárias.

– Planejar, controlar e executar a fabricação e a montagem de peças em componentes de vagões, locomotivas e máquinas metroferroviárias.

– Realizar reformas, testes de comissionamento e de performance em equipamentos metroferroviários.

– Especificar equipamentos e insumos para processos de manutenção metroferroviária atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

– Realizar medições, testes, calibrações e comissionamento de equipamentos eletrônicos empregados em locomotivas e máquinas metroferroviárias.

– Instalar e configurar equipamentos e/ou instrumentos destinados à automação de locomotivas e máquinas metroferroviárias.

– Atuar na manutenção dos sistemas automatizados em componentes de vagões, locomotivas e máquinas metroferroviárias, atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

– Reconhecer as tecnologias empregadas nos sistemas de sinalização em malhas metroferroviárias.

– Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade.

 

Área de Atuação

Locais e ambientes de trabalho:

– Concessionárias

– Instituições do sistema metroferroviário

– Órgãos de controle e regulação

– Empresas de projeto, fabricação, manutenção ou consultoria no setor metroferroviário

 

Informações: https://www.ifes.edu.br/cursos