Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

IV Simpósio de Engenharia Ferroviária confirma palestrantes internacionais

11.05.2021 | | ABIFER News

Após o sucesso das edições anteriores, o Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) chega em sua quarta edição, que será realizada pela primeira vez em um formato totalmente online, devido ao atual cenário pandêmico. Entre os dias 19 e 20 de maio, o evento unirá a academia e a indústria do transporte de cargas sobre trilhos para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor, a partir de temas como ferrovia 4.0, perspectivas para inovações, instrumentação de via permanente, entre outros.

Além de contar com a participação de especialistas do Brasil, o IV SEF também anunciou a presença de três palestrantes internacionais. O primeiro deles é o Prof. Buddhima Indraratna, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, que ministrará uma palestra sobre “Avanços no Projeto de Lastro Ferroviário”, no dia 19 de maio, às 11h. Graduado em Engenharia Civil pelo Imperial College de Londres, Indraratna é conhecido pelas importantes contribuições nas áreas de engenharia geotécnica e ferroviária, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho nestas frentes.

Já no dia 20 de maio, Vicente Abate, presidente da ABIFER, abrirá os trabalhos, às 9h, e abordará o tema “Panorama ferroviário nacional”. A seguir, o evento receberá dois outros palestrantes internacionais. O primeiro será o Prof. Alejandro Toro, da Universidade Nacional da Colômbia, para falar sobre a corrugação de trilhos no metrô de Medellín, às 10h50. Toro atua na área de tribologia e fadiga de contato, em particular para metais e biomateriais. Nesse dia, o segundo palestrante internacional será o Prof. Mats Berg, do Instituto Real de Tecnologia, KTH. Situado em Estocolmo, na Suécia, o KTH é considerado a maior instituição de ensino superior em tecnologia da Escandinávia e uma das universidades técnicas líderes da Europa. Com uma ampla lista de estudos sobre ferrovias que contam com a sua participação, Berg conduzirá a palestra “Simulação de interação dinâmica veículo-pista: possibilidades e limitações”, às 14h.

Clique aqui para realizar a inscrição e assistir às palestras internacionais, bem como outras apresentações que integram a programação do Simpósio.