Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 10 da CPTM deve integrar Trem Intercidades, diz Baldy

06.05.2021 | | Notícias do Mercado

Diário do Transporte - 06/05/2021

De acordo com secretário dos Transportes Metropolitanos, caminho para a linha 10 foi a criação do serviço 710, que liga as cidades de Jundiaí e Rio Grande da Serra

 

Trem da Linha 10-Turquesa

A região do ABC Paulista terá duas novidades relacionadas ao transporte de massa: BRT e trens da CPTM.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse ao Diário do Transporte na manhã desta quinta-feira, 06 de maio de 2021, que o Governador de São Paulo, João Doria, apresenta nesta sexta-feira (07) aos prefeitos do ABC Paulista os detalhes formais do BRT ABC, sistema de ônibus elétricos de maior capacidade e velocidade que corredores comuns, escolhido pela gestão para substituir o projeto de um monotrilho entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a zona Sudeste da capital paulista.

“Na sexta-feira, o governador João Doria vai apresentar à sociedade o projeto do BRT ABC, no Palácio dos Bandeirantes, às 15h. Os prefeitos da região, prefeito Paulo Serra, que é o presidente do Consórcio, o prefeito Orlando Morando, a deputada Carla Morando, que sempre esteve lá fazendo essa reivindicação para que todos possam conhecer os detalhes do projeto, a sua origem, o seu destino, por onde passa e quais serão suas melhorias para o transporte no dia a dia das pessoas” – disse Baldy

Como mostrou o Diário do Transporte, em 29 de abril de 2021, o secretário prometeu ao prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que a obra sistema de ônibus rápidos deve estar em operação no final de 2022.

Relembre.

A construção de operação do BRT ABC foram incluídas na prorrogação até 2046 do contrato da Metra, operadora do Corredor ABD (ônibus e trólebus entre São Mateus e Jabaquara e entre Diadema e Brooklin, atendendo também São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá) na região. A Metra, que será responsável pelo empreeendimento, também vai assumir todas as linhas intermunicipais metropolitanas no ABC, com a extinção a área 5 da EMTU.

A companhia poderá subcontratar outras viações para estas linhas.

O Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os prefeitos da região, confirmou o encontro.

LINHA 10 NA ROTA DO TREM INTERCIDADES:

Baldy também disse ao Diário do Transporte nesta quinta-feira, 06 de maio de 2021, que a linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve ser incluída em um projeto unificado do TIC (Trem Intercidades) entre o interior, capital, ABC e Litoral.

Na terça-feira, 04 de maio de 2021, começou operar o serviço 710 da CPTM, que une as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa fazendo a ligação entre Jundiaí e Rio Grande da Serra.

“A melhoria faz parte de um programa de gestão eficiente que a CPTM, desde 2019, vem implementando. Sem dúvida alguma, de forma inteligente, aproveitando e utilizando os recursos existentes, a unificação das duas linhas promove a melhoria significativa e é ouvido pelos usuários que estão todos os dias, sobretudo essa semana, conhecendo e reconhecendo essa melhoria através da unificação. Sobre o projeto do Trem Intercidades, existe uma perspectiva de que possa sim unir as duas linhas dentro de dois projetos do TIC. Entre o projeto São Paulo-Campinas e São Paulo-Santos, envolvendo as linhas 7 e 10 em outro projeto. Eles seriam um projeto unificado”

O edital do Trem Intercidades deve ser lançado em 2022, com operação privada.