Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Locomotiva 100% elétrica entra em segunda fase de testes

19.08.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 17/08/2021

Equipamento representa marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale.

Foto: Vale/Divulgação

Após oito meses de testes, a primeira locomotiva 100% elétrica em operação no Brasil, desenvolvida pela mineradora Vale em parceria com a americana Progress Rail, passará a ser utilizada como potência extra nos trens de minério operados pela companhia na Estrada de Ferro Vitória a Minas.

O equipamento, que possui uma autonomia de até 24 horas em operação de manobra, com uma carga completa, percorreu cerca de 3,8 mil quilômetros durante o período de testes dentro dos pátios da Unidade Tubarão, no Espírito Santo.

“Tivemos resultados muito promissores neste primeiro período de testes. As equipes de operação e manutenção se adaptaram bem à nova tecnologia. Durante esse período a locomotiva ficou dedicada a movimentação de lotes com 86 vagões”, afirma Gustavo Bastos, Gerente-Executivo do Centro de Excelência, Tecnologia e Inovação de Ferrosos da Vale.

Nessa segunda fase de testes serão avaliadas a autonomia da locomotiva, a capacidade de regeneração e as condições das baterias, além da intercambialidade do novo equipamento com as locomotivas convencionais atualmente em operação. “A locomotiva representa um marco na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale e está alinhado com o novo pacto estabelecido com a sociedade”, completa o executivo.

Para Fernanda Valença, Gerente de Operação Ferroviária do Corredor Sudeste e principal usuária da tecnologia, afirma. “Este é apenas o primeiro passo e estamos empenhados em fazer dar certo, com a tecnologia nos auxiliando a ter uma operação mais sustentável.”

Futuro elétrico
Comprometida com o desenvolvimento de tecnologias verdes que auxiliem na redução das emissões de carbono, a Vale vem trabalhando em um novo projeto de locomotiva 100% elétrica, dessa vez com a empresa chinesa CRRC, que deve chegar às operações da Estrada de Ferro Carajás no último trimestre deste ano e iniciar a operação nos pátios de São Luis.

A parceria com a CRRC para a construção dessa segunda locomotiva faz parte da estratégia da Vale de desenvolvimento de múltiplos fornecedores, que possibilitará a comparação da eficiência de diferentes tecnologias. Os testes em Carajás devem durar 12 meses.

A chegada da locomotiva em São Luis nas operações é aguardada com muita expectativa. João Falcão, Gerente-Executivo de Operações da Estrada de Ferro Carajás fez a seguinte declaração “Estamos atuando na evolução tecnológica da nossa frota aliada a uma pegada muito sustentável para as ferrovias da Vale.”

As locomotivas 100% elétricas desenvolvidas pela Vale para o transporte de minério integram o programa PowerShift, que prevê a substituição gradual da matriz energética da companhia por fontes mais limpas, contribuindo para a meta de redução de 33% das emissões de escopos 1 e 2 até 2030.

Atualmente, o transporte ferroviário é responsável por cerca de 10% das emissões de carbono da Vale. Além dos ganhos ambientais, a substituição do óleo diesel por sistemas elétricos também contribuirá para a redução dos ruídos oriundos da operação, algo benéfico tanto para os colaboradores da empresa quanto para as comunidades que moram no entorno das operações da Vale. “Se a tecnologia se mostrar viável, as locomotivas elétricas poderão contribuir para uma redução significativa das emissões na cadeia logística do minério”, comenta.