Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Mérito Mauá condecora protagonistas no desenvolvimento da infraestrutura de transportes em 2022

15.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Ministério da Infraestrutura
Data: 13/12/2022

Representantes do setor de infraestrutura de transportes tiveram seu trabalho e empenho reconhecidos ao serem agraciados com a Medalha do Mérito Mauá, entregue nesta terça-feira (13), pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. A honraria é uma forma de agradecimento ao empenho desses profissionais no desenvolvimento de políticas públicas ligadas ao segmento.

Entre os agraciados, estão servidores públicos, membros de associações e entidades de classe, representantes da iniciativa privada, entre outros atores que fomentam o crescimento do setor. “Temos um legado que construímos juntos nestes últimos quatro anos, setores público e privado. Um legado de integridade, de transparência, de previsibilidade, de um planejamento integrado dos modos de transporte. Hoje temos as rodovias, as ferrovias, os portos, os aeroportos pensados de forma conjunta e não de forma separada”, disse o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ao destacar avanços no setor desde 2019.

Confira a lista de agraciados

Graças à essas contribuições, no âmbito das políticas públicas do MInfra foi possível garantir mais de 364 entregas em todos os modais de transportes, o que resultou em um investimento de cerca de R$ 20 bilhões; renovar e ampliar mais de 6,4 mil quilômetros de rodovias federais; conceder à iniciativa privada 100 ativos de infraestrutura e contratar R$ 117 bilhões em investimentos para as próximas décadas.

“Essa medalha representa o reconhecimento e a gratidão a cada um dos senhores e senhoras pela responsabilidade, pelo comprometimento e empenho na busca de soluções dos problemas nacionais, para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio.

Homenagem

Instituída em 1965, a Medalha do Mérito Mauá homenageia o patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá, industrial e banqueiro reconhecido como pioneiro dos meios de transporte no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói (RJ), dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, em São Paulo, na década de 1940, também são creditados a ele.