Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô de São Paulo obtém certificado de acreditação inédito do Inmetro

17.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 17/01/2022

O Laboratório de Calibração do Metrô de São Paulo recebeu um certificado de acreditação inédito do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por meio da Coordenação Geral de Acreditação do órgão.

Na companhia, o espaço é responsável pela verificação e calibração da maior parte dos 7.000 instrumentos, equipamentos e dispositivos do Metrô.

A certificação foi emitida em 21 de dezembro, conforme informado pelo Metrô de São Paulo nesta segunda-feira, 17 de janeiro de 2022.

Implantado no final da década de 70, no Pátio Jabaquara, o Laboratório de Calibração do Metrô de São Paulo, é a primeira unidade de metrologia do setor metroferroviário brasileiro a obter este certificado de validade internacional.

“Esta comprovação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência do Laboratório de Calibração do Metrô, vinculado a área da Manutenção, para realizar atividades de calibração, conforme Escopo de Acreditação e requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017”, explicou o Metrô de São Paulo, em nota.

Assim, fazem parte do Escopo de Acreditação alguns instrumentos de precisão como o torquímetro, usado para aperto de parafusos; o micrômetro interno de três pontas, utilizado para realizar medição de diâmetros internos de peças; e ainda outros cinco instrumentos (micrômetro externo, relógio comparador, relógio apaldador, paquímetro e comparador de diâmetros internos).

“O Certificado de Acreditação, evidencia que os procedimentos aplicados na rotina do Laboratório de Calibração do Metrô de São Paulo estão em conformidade com os requisitos presentes na referida norma, e comunica ao mercado, a sua competência técnico-administrativa na prestação desses serviços”, afirmou o gerente de Manutenção do Metrô, Ricardo dos Santos, também em nota.

De acordo com o Departamento de Oficinas de Manutenção do Metrô, o conhecimento gerado ao longo de todo processo de busca pela acreditação do INMETRO, “gera uma economia anual de aproximadamente R$ 290.000,00, advinda do desenvolvimento de verificações e calibrações pelo Laboratório, além de possibilitar outras soluções internas mais ágeis e interessantes com relação a seus serviços”.

Os serviços de verificação e calibração de instrumentos, equipamentos e dispositivos do Laboratório de Calibração do Metrô estão disponíveis a qualquer cliente, principalmente a outras empresas do setor metroferroviário.