Este prêmio foi criado para prestigiar e reconhecer as empresas e organizações que fizeram do Programa de Teletrabalho um projeto de benefícios para seus colaboradores, para a sociedade, para o meio ambiente e para si própria, integrando esta iniciativa ao planejamento estratégico da organização.

O teletrabalho no Metrô foi implementado de forma permanente em 2020 e com ações corporativas de melhoria do clima organizacional foi lançada uma cartilha de boas práticas em regime de teletrabalho.

Os benefícios foram imediatos para empregados, empresa e meio ambiente. Menos tempo nos deslocamentos, mais tempo com a família, estudos e lazer. Para o Metrô, representou redução de cerca de R$ 10 milhões anuais de custos com locação, taxas, insumos, manutenção e zeladoria.

“A pandemia nos trouxe muitos desafios e certamente a adoção do teletrabalho no Metrô foi um dos principais. Começamos com 600 funcionários neste regime em meados de 2020 e hoje já são mais de 900 colaboradores em trabalho remoto”, destaca Silvani Pereira, presidente do Metrô.

A SOBRATT é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999, e desde então se tornou a única e acreditada fonte sobre os temas do teletrabalho e sobre as diversas formas flexíveis de realização do trabalho no Brasil.