Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô de SP deve licitar 44 trens “sem condutor” ainda em 2022

09.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 09/06/2022

No último dia 17 de março, o Metrô realizou a primeira audiência pública para aquisição de 44 novos trens para operação em suas linhas, com grandes possibilidades da frota operar na Linha 2-Verde, que deve ganhar 8 quilômetros de extensão até a Penha.

De acordo com o presidente da empresa, a “meta lançar ainda este ano o edital para compra”. Como já foi informado, os novos trens terão passagem livre entre carros (open gangway), layout dos assentos é “misto”, ou seja, bancos virados para frente ou para trás da composição de um lado e bancos virados para as laterais, do outro.

Silvani falou ainda em um post em uma rede social que a frota terá tecnologia “driverless” (GoA4), ou seja, que permite operação sem condutor na frente da composição. Ainda não está claro se haverá de fato a operação sem condutor na linha verde, mas se sabe que esses trens vão estar preparados para este fim.

A nova frota terá ainda tomadas USB para os passageiros carregarem equipamentos eletrônicos, sistema de baterias que, em caso de emergência, devem suportar até 60 minutos, com todos os equipamentos ligados, comunicação visual será por monitores LCD, sinalização das portas utilizarão LEDs coloridos e sistema de comunicação de áudio e vídeo poderá ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).