Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Metrô de SP reabre licitação para projeto básico da linha 19-Celeste

18.12.2020 | | Notícias do Mercado

Ligação será entre Bosque Maia (Guarulhos) e Anhangabaú (São Paulo)

 

O Metrô de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2020, o aviso de licitação para a realização do projeto-básico da linha 19-Celeste.

A ligação será entre Bosque Maia (Guarulhos) e Anhangabaú (São Paulo).

De acordo com a publicação oficial, as propostas devem ser entregues em 03 de março de 2021.

LICITAÇÃO Nº 10015085 – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO DA LINHA 19-CELESTE, ENTRE AS ESTAÇÕES BOSQUE MAIA E ANHANGABAÚ, DA COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. O Edital e todos os seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site da Companhia do Metrô, http://www.metro.sp.gov.br, a partir de 16/12/2020. Sessão pública de recebimento de documentos e propostas: 03/03/2021, às 10:00h, na Rua Boa Vista, 170 – CIDADE I – Mezanino – Auditório C – São Paulo, Capital.

Como mostrou o Diário do Transporte, por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), a concorrência tinha sido suspensa.

Relembre.

O Metrô lançou a licitação originalmente em fevereiro deste ano, marcando o certame para 06 de abril, depois postergado. Relembre.

Depois, adiou para 06 de maio, devido ao avanço do coronavírus no Brasil, principalmente em São Paulo, buscando evitar todo o tipo de aglomeração e atividade não essencial. Relembre.

Posteriormente, a Companhia remarcou a data para entrega de propostas da licitação, conforme mais uma vez mostrou o Diário do Transporte, para próxima quarta-feira, 27 de maio. Relembre.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Companhia já havia dado um passo importante na tão aguardada linha prevista para ligar Guarulhos, na região metropolitana à região central da capital paulista, ao emitir em 6 de dezembro de 2019 Ordem de Serviço para o início dos estudos de Mapeamento de Cadastro de Interferências. Relembre: Metrô dá início a estudos da linha 19 que vai ligar Guarulhos ao Anhangabaú e prevê projeto básico para 2020

Segundo a estatal, a “etapa é uma das mais importantes entre os trabalhos que precedem a implantação de uma linha de metrô.”

As ações começaram naquela semana e tinham o objetivo de “identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente.”

Sem estes estudos, é impossível iniciar o projeto básico que, segundo o Metrô, seria contratado ainda em 2020, o que já é concretizado hoje por este Aviso.

O trecho Bosque Maia (Guarulhos) – Anhangabaú deve ter 15 estações em 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional.

Após a elaboração do projeto básico, os próximos passos são definir as fontes de recursos financeiros e contratar os Projetos Executivos, para só assim as obras terem início.

O Metrô não informou na nota a previsão para que a linha esteja em funcionamento, mas destacou em que consistem estes estudos.

“As atividades começam nesta semana e servirão para identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente. Isso garante mais precisão na previsão de interferências para a construção da linha, permitindo mais assertividade nos projetos de remanejamentos de redes como de abastecimento de água, esgoto, energia e galerias de águas pluviais, bem como de outros serviços públicos.”

Em 16 de dezembro de 2020, a licitação do projeto-básico foi reaberta.

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 16/12/2020