Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Metrô, excelência nos serviços

17.08.2018 | | Não categorizado

“Mãe, por que só tem um maquinista se existem cabines em todos os carros?”. Foi esta pergunta que Fabio Juvenal Ferreira fez à sua mãe no início da década de 1980 nas escadas rolantes de acesso à plataforma 1 da Linha 1 – Azul do Metrô. Na mente infantil de Ferreira, ele queria poder, na verdade, ser um daqueles que realizavam um trabalho tão importante. Desde aquela época ele admirava a operação do Metrô de São Paulo.

Fabio Juvenal Ferreira é hoje diretor de Negócios de Infraestrutura do Grupo SNEF na América Latina e diretor adjunto de Relações Internacionais da Associação dos Engenheiros de Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O Grupo SNEF tem atuação global nos setores de energia, projetos e processos industriais, telecomunicações e tecnologia da informação.

Fabio Juvenal Ferreira, da associada SNEF. Foto: Divulgação

Segundo Ferreira, a vida o presenteou de forma muito especial com a honra de poder participar de memoráveis momentos da história do Metrô. Algum tempo depois daquela conversa com sua mãe, ele foi realmente capaz de compreender o que realmente o Metrô representa para os paulistanos e o tamanho da sua relevância para seus usuários. Nos seus 50 anos, o Metrô de São Paulo teve uma significativa expansão, ampliando ainda mais os excelentes serviços prestados ao cidadão paulistano, com a expansão das linhas 4, 5 e 15. “Sinto que caminhamos para o primeiro mundo quando alguém comenta que é melhor lançar mão do transporte individual e utilizar o Metrô, afinal a relação custo benefício – e, no caso, o tempo é o maior benefício – é tal, que o Metrô é capaz de ser a primeira opção”, diz.

Ele lembra que os números do Metrô são impressionantes quando comparados a outras cidades do mundo. O sistema serve aproximadamente 40% da população paulistana, índices comparáveis a grandes cidades como Nova York e Paris. O Metrô conta ainda com um dos melhores times de engenharia e gerenciamento do Brasil, quiçá do mundo, sendo referência no planejamento de transporte, bem como na excelência operacional e inovação tecnológica, sempre no caminho de melhorar a vida das pessoas.

“Que os próximos 50 anos sejam marcados pela aceleração da expansão, evolução tecnológica e manutenção da referência na excelência dos serviços prestados. Que outras crianças sejam inspiradas pela grandeza do Metrô de São Paulo. Parabéns Metrô e parabéns a todos os que fazem parte desta equipe de vencedores”.

Fonte: Revista Brasil Engenharia nº 638
Data: Agosto de 2018