Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô implantará usina de minigeração fotovoltaica na estação Brás

29.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM

Data: 29/09/2022

O Metrô de São Paulo publicou no final de agosto uma nova licitação com o objetivo de implantar uma usina fotovoltaica de minigeração. O projeto deverá ser instalado na estação Brás da Linha 3-Vermelha e conectado a rede elétrica desta estação.

Dentro das justificativas para a adoção do uso de energia solar está o grande consumo de energia elétrica, sendo este considerado uns dos maiores gastos dentro do Metrô. A Linha 16-Violeta também adotará a esta tecnologia em larga escala.

A disponibilidade de grandes áreas, principalmente na cobertura das estações, permite um bom aproveitamento desta matriz energética. Na Linha 3-Vermelha, onde será iniciado o projeto, 13 das 18 estações são elevadas ou ao nível do solo.

Atualmente a energia captada é proveniente da rede de distribuição de alta tensão da Enel (88kV). Essa energia é remetida para os sistemas de retificação que atuam na oferta de energia para os trens e para o sistema auxiliar que envia energia para os equipamentos da estação, tais como escadas rolantes, iluminação, etc.

A usina de minigeração fotovoltaica deverá ser implantada na cobertura da estação Brás, no trecho que faz a ligação entre a Linha 3-Vermelha e as linhas da CPTM.. Segundo os anexos, esta área é dividida em:

  • Laje com 4900m²
  • Concreto protendido tipo W com aproximadamente 1300m²

A energia gerada pelo sistema fotovoltaico deverá ser conectada ao Quadro Principal de Distribuição (QPD) na tensão de 460V. O QPD faz parte da Subestação Auxiliar que alimenta a estação.

O sistema deverá ser composto por módulos fotovoltaicos com células monocristalinas. Sua eficiência deverá ser maior que 17% e potência de 390Wp.

A empresa contratada deverá também ser responsável pela elaboração do projeto executivo do sistema. A sessão pública desta licitação deverá ocorrer no dia 08 de novembro. O critério de seleção será o menor preço ofertado. O prazo para a elaboração e implantação da usina é de 40 meses.