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Ministro anuncia rapidez na construção das ferrovias e rodovias

24.06.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário da Manhã
Data: 23/06/2021

A redução drástica dos fretes e uma velocidade maior no transporte das cargas, sobretudo dos grãos, tornarão o Brasil mais competitivo, afirma Ministro Tarsísio Gomes de Freitas

 

A redução drástica dos fretes e uma velocidade maior no transporte das cargas, sobretudo dos grãos, tornarão o Brasil mais competitivo. É o que garante o ministro da Infraestrutura, Tarsísio Gomes de Freitas, em audiência pública, ontem, à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Ele prestou esclarecimentos sobre leilões de 22 aeroportos, cinco portos e ferrovias.

Segundo o ministro, a soja do Centro-Oeste, onde se inclui Goiás, “chegará à China, nosso principal mercado de commodities, mais barata em relação a outros países”. No setor portuário, o País avançou treze posições, revelou. O porto de Santos disporá de um terminal de grãos, que satisfaz ao segmento do agronegócio, expôs Freitas. Os investimentos no setor ascendem a R$100 bilhões.

Tarcísio Freitas afirmou que, nos dois últimos anos, foram repassados para a iniciativa privada 40 empreendimentos, com investimentos contratados de R$ 44 bilhões e previsão de 650 mil novos empregos. “Com as concessões, abre-se espaço fiscal, e os recursos do Orçamento podem servir a outras prioridades’.

Confirmou que o Ministério da Infraestrutura, através da Valec, obteve junto ao Ibama a nova licença de instalação para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) em mais um passo importante para o início da construção de mais de 380 quilômetros de trilhos, entre Mara Rosa, norte goiano, e Água Boa (MT), nos próximos meses, a nova autorização tornará o projeto da ferrovia mais sustentável.

Para atender as condicionantes indicadas pelo órgão licenciador, os projetos foram alterados para reduzir a quantidade de aterros com altura superior a 20 metros, que estavam previstos para os quilômetros iniciais da Fico, com o intuito de permitir a travessia de animais de um lado ao outro da linha férrea e minimizar possíveis acidentes.

Fico
“Muito em breve iniciaremos as obras de construção da Fico, que vai ligar o Vale do Araguaia à Norte-Sul e, futuramente, ao litoral da Bahia. A mobilização já começou. É o projeto da cruz ferroviária brasileira se concretizando”, destacou o ministro. Em 2025, a ferrovia será capaz de movimentar 13 milhões de toneladas. A previsão é que, ao longo do contrato de concessão, sejam gerados 116 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.

A Fico é parte fundamental do plano de expansão da malha ferroviária do Governo Federal para reequilíbrio da matriz de transporte e redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior. Em um primeiro momento, a ferrovia terá 383 quilômetros de extensão, entre Mara Rosa, a partir da ligação com a Ferrovia Norte-Sul, até Água Boa (MT), podendo, no futuro, ser estendida até Lucas do Rio Verde (MT). A construção da Fico será realizada pela Vale. Cerca de R$ 2,7 bilhões, que seriam pagos em outorga à União, serão investidos pela Vale na construção da ferrovia.

Com a ferrovia, será possível a criação de um corredor logístico ligando o Brasil de leste a oeste, quando conectada, através da Ferrovia Norte-Sul, à Ferrovia de Integração Oeste- -Leste.